quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O CRENTE E AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO

O CRENTE E A BENÇÃOS DA SALVAÇÃO
I JO 3.6-10

INTRODUÇÃO

Do Lt. Salvatione e do Gr. Soteria – Livramento de um perigo iminente – Salvador – Lt. Salvatore e do Gr. Sotheros. Aquele que salva, que vem em socorro de outrem e o regata de perigo iminente.
Quando falamos em salvação, pensamos exatamente nesse livramento de perigo. Pensamos em alguém que veio em nosso socorro. Isso foi o que Jesus fez por nós na cruz quando diz: Pai está consumado.
Ao usar o termo pai (Lt. Pater) “Aquele que é social ou legalmente reconhecido como pai de determinado indivíduo” Assim Jesus estava afirma a sua identidade tanto espiritual como social. Sendo verdadeiro homem, como verdadeiro Deus.
Muitas coisas acontecem na vida do homem que recebe a Jesus como seu Salvador. Ele é salvo dos seus pecados, a salvação o livra da culpa e do poder do pecado. O crente fiel é salvo do juízo, da ira de Deus e da morte eterna. Ele entra em comunhão com Deus, recebe entrada na sua graça e torna-se cidadão do céu. Por ser salvo, ele tem no coração um lugar para o Espírito Santo agir em sua vida. A salvação dá ao homem uma viva esperança e direito a glória eterna e assim é salvo da ira de Deus.

I. POSIÇÃO DO CRENTE DIANTE DO PECADO
A nossa posição diante do pecador, é sermos servos obediente a Deus, pois todas as vezes que pecamos estamos transgredindo, desobedecendo à palavra de Deus.
A nossa posição deve ser de um portador do brilho de Cristo, e seu bom cheiro suave: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.
2 Coríntios 2:14

e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou
a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro
suave.
Efésios 5:2

1.1. Destruir as obras de Satanás
Satanás e o arquiinimigo do homem, ou seja, ele é o inimigo muito poderoso, mas não todo poderoso. A missão de Cristo foi desfazer toda a sua obra que começou com a sua rebelião e culminou com a tentação do homem no Éden, por onde o pecado entrou no mundo. No entanto, Deus deixou a promessa que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente, e assim desfaria toda a sua obra: (Gn. 3.15). Hó, bendita promessa.

1.2. A Morte de Jesus tornou possível viver em santidade
O viver em santidade significa romper com a pratica do pecado. Um viver separado das coisas do mundo, porem vivendo ainda no mundo.
A pratica do pecado separou o homem Deus. Logo, o homem ficou distante de um viver Santo. O pecado tirou a tranqüilidade do homem, pois fez dele um culpado. Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam as palavras angústia, aflição, lágrimas, etc. Porém, quando o homem caiu, foi obrigado a enfrentar tudo isso: (Rm 2:9)

1.3, Viver na pratica do pecado é incompatível com o ministério do Espírito Santo.
O ministério do Espírito é convencer o homem do pecado. Quando o homem chega ao conhecimento da verdade, o Espírito Santo implanta nele uma nova natureza. As pratica do velho é deixada para traz, e ele passa viver em novidade de vida:
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte;
para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do
Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Romanos 6:4
Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em
que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de
espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:6
Através do ministério do Espírito Santo nos somos transformado, até chegarmos à estatura do varão perfeito.
até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do
Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa
de Cristo,
Efésios 4:13

II. O CRENTE E SUA COMUNHÃO COM DEUS
A palavra comunhão do Gr. Koinonia – Lt. Comunicare, Ambos tem o mesmo significado: Comunicar. Relacionamento que o crente passa a ter com Deus mediante o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Torna uma relação tão estreita que o pecador arrependido começa receber um tratamento diferenciado que somente um filho pode receber.
À medida que vamos conhecendo a palavra de Deus, e sobre ela vamos moldando nossa vida vamos adquirindo comunhão com Deus.


2.1. Meditação na palavra.
Meditar é muito mais que ler a Bíblia, é entrar nos mistério que ela contem.
Entre os hindus, existe a meditação Transce-dental, introduzida no Oriente através de Maharishi Mahaeshi Yogi. Através dela, busca seus adeptos felicidade que, segundo acreditam, encontra-se no interior de cada um. Essa é um dos pivô, ou seja; base ou suporte da Nova Era.
Nós, porem, não acreditamos destas forma. Só conseguimos ser feliz quando aceitamos a Jesus, e a sua palavra passa a ser o alimento da alma, guardado em nosso coração;
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:1.
Assim, essa meditação esta na medida em que vamos estudando a Palavra Deus (Bíblia) o Espírito Santo vai trabalhando em nós. A única ferramenta que o Espírito Santo usa na vida do crente é a palavra Deus. Ele não o poder do talento, o poder da capacidade, Ele não usa a intelectualidade humana, mas unicamente a palavra.

2.2 Oração
Monólogo – Quer dizer, Cena em que um só ator representa, interpretando um personagem que fala ao público ou consigo mesmo:
Diálogo- significa Fala entre duas ou mais pessoas; conversação.
Quando estamos orando, estamos falando com Deus, estamos nos dirigindo a ele. Ela é indispensável à vida do cristão. É um meio de comunhão entre Deus e homem.
A oração não poder ser algo obrigatório, mas voluntario que se derrama diante de Deus;
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um
coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17

2.3. Jejum
Do Lt. Ieiunum – Abstinência total ou parcial de alimento durante certo período. No entanto o jejum Bíblico não pode ser visto como penitencia, mas um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus;
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que
apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável
a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12:1
Racional que dizer, com inteligência, pois Deus não recebe sacrifício de tolo.

2.3. Imitar o exemplo de quem teve comunhão com o céu
Por que orar?
Para não cairmos em tentação.
Já comentamos um pouco no tópico sobre oração. Mas ainda que podemos afirma que o crente deve orar em todo em, tempo. Orar sem cessar.
Toda oração deve ser feita me nome de Jesus. Somente Ele tem mérito diante de Deus.

III. A SALVAÇÃO NO HABILITA PARA O SERVIÇO CRISTÃO
A idéia de serviço aqui não é obrigações a ser prestada, mas um ato de gratidão pelos benefícios da salvação efetuado por Cristo. Antes éramos servo do mundo. Hoje servos de Cristo.

3.1. Nosso primeiro e maior exemplo
Cristo é o nosso maior exemplo: veio para servi, e não para ser servido. Nós, ao contrario, gastamos de ser servido.
Servir é um comprometimento cristão com a obra de Cristo. Quando servimos estamos ao mesmo tempo agradecendo a Deus. O nosso servir deve ser sempre de gratidão a Deus.
- Temos grandes exemplo na bíblia de pessoas que após receberem a salvação passaram a servi a Cristo de alguma forma:
Dorca – Servia as viúvas e outros necessitados.
Onésimo – que levou a segunda carta a Timóteo.

CONCLUSÃO
Nós cristão, devemos ter em mente que a benção da salvação deve fazer parte do nosso viver cristão. São as nossas praticas que vão demonstrar se estamos ou não vivendo debaixo de tão grande benção, que é apresentar ao mundo o brilho de Cristo através do nosso fazer cristão.

Tenham todos uma ótima aula.

Referencias Biográficas:
Dicionário da Bíblia John D. Davis - Hagnos - Juerp
Dicionário Teológico – Cpad
Bíblias de Estudos
Outros

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PARA ONDE VÃO AS NOSSAS PREGAÇÕES



Para onde vão as nossas pregações?
Cantares de Salomão - 3.8

“ Todos Sabem manejar a espada e são destros na guerra”

Grande problema relacionado à pregação é o abandono das regras da homilética, que é a arte de pregar o Evangelho. Muitos pregadores estão ocupando o púlpito das nossas igrejas sem que saibamos o que eles estão falando. Qual o assunto e o titulo de sua mensagem.
Geralmente esses pregadores fazem um apanhado geral das idéias e expõe a igreja sem nenhuma regra e organização gerando problema para aqueles que ouvem porque não entendem a mensagem.
Outros há que não preparam suas pregações e pregam de improviso, é tem a coragem de dize que só vai falar aquilo que Deus mandar. Isso é uma vergonha para quem milita nessa causa tão nobre .
Quando falamos em pregação preparada, estamos falando de algo preparador dentro do padrão bíblico, e não mensagens preparadas em laboratórios como se estivesse saído de tubos de ensaio com meras técnicas ou sabedoria humana.
A Igreja está esperando de nós pregadores, mensagem eloqüente cheia do poder de Deus, e não meros malabarista e animadores de platéia ou artista de púlpito. Há pregadores mais preocupados em alegrar a igreja do que mesmo com a mensagem Deus que vai ser pregada naquele culto. Assim, abandonam regra de suma importância na pregação que chamamos de homiletica.
Uma mensagem que o esquema do sermão foi preparado com antecedência, também será mais bem apresentada aos nossos ouvintes, sem levar em consideração a nossa frágil memória.
Tenho observado que os nossos púlpitos estão recheados de supostos pregadores, vestidos de ternos finos e sapatos lustrosos dando-nos aparência de grandes expoentes pregadores, mas quando começam a pregar, logo começam também os chavões.
A nossa preocupação com a mensagem é:
1. Buscar a revelação de Deus;
2. Buscar a inspiração de Deus;
3. Buscar a unção do Espírito Santo;
4. Estudar e meditar o assunto que pretende falar;
5. Orar ao Senhor para receber dele a orientação;
6. Aplicar as regras da homilérica que são:
a. Titulo da mensagem;
b. Texto básico para a mensagem;
c. Introdução do assunto;
d. Tese a ser apresentada
e. Argumento que responde a tese
f. Conclusão
g. Apelo.
Depois de preparado o Sermão, deixe-o de molho no óleo do Espírito Santo. Assim, não haverá preocupação com igreja se vai ou não se alegrar.
Muitos pregadores acham que o êxito da mensagem está em ver a igreja pular, correr pelos corredores e até cair. Caso isso não aconteça, sua mensagem foi um fracasso. Ainda, aqueles que dizem; levante sua mão, cutuca seu irmão, diz para ele dar gloria a Deus, e cosias parecida.
Outros começam cantar corinhos, ou saudações longas que tomam todo o tempo da mensagem, e depois dizem: o tempo foi pouco.
Precisamos nos conscientizar que o momento da mensagem, é momento da mensagem e não deve ser usado para outras coisas.
Precisamos voltar à simplicidade da pregação pois ela é revestida de inspiração, revelação e poder de Deus, se é que estamos interessados em ganhar almas para Cristo, ou apenas vender o produto.
Cuidados com os êxtases que estão acontecendo na igreja. Muitas vezes ocorre uma explosão de glória Deus e aleluia, e nem ouvimos a pregação, sem falar daqueles que nem sabem por que estão dando glória Deus. São verdadeiros movimentos e técnica humana.
Há muitos, obreiros muitos pregadores, porem são poucos que sabem manejar a espada. Tem muita gente com a espada na mão, mas não sabe usar. Por essa razão o povo está faminto, estão cansados de arroz com feijão. Querem mensagens de homens que não fazem de suas pregações meros discursos políticos ou noticiários de problema de ordem social, ou de astro da musica pop que morreu.
Estamos ansiosos por mensagens vinda direta do trono de Deus para nossos corações, mas em vez disto estamos voltando de nosso de domingo cansado e com o corpo doido de tanto levanta o braço e levar cutucada do irmão do lado. Estamos chegando o tempo que vamos ter que faz artes marciais para vir adorar a Deus. Que Deus tenha misericórdia.

Para onde vão as nossas pregações?
Você meu caro irmão, aspirante ao ministério, ou até mesmo você que já milita nessa obra, pense nisso.

sábado, 15 de agosto de 2009

LOUVOR OU ANESTESICO PSICOLOGICO

LOUVOR OU ANESTESICO PSICOLOGICO

Após analise de muitos cultos e varias igrejas, tomamos a liberdade de escrever esse artigo sobre o louvor no culto.
Alertamos nossos amados quanto à melodia que vem sendo exibido em nossas igrejas que já não são o verdadeiro louvor, mas sim uma melodia disfarçada de cristã para ganhar a simpatia de nossos amados e roubar o tempo da verdadeira adoração em nossas igrejas. Estão ocupando o tempo das mensagens bíblicas e até mesmo irmãos que deixam de contribuir com as ofertas devocionais para adquirir Cds de cantores que nada tem a oferecer de santidade ao público evangélico. Deus sempre habitou entre os louvores. Muitos personagem bíblicos após receberem as benção de Deus, louvaram a ele com melodia, instrumentos e danças.

A origem da Musica

1 - Ela é divina - Todo ser que emiti som produz uma melodia que em uma forma simples chamamos de música.
Todo ser Louva a Deus na sua originalidade
a - As aves louvam a Deus
b - Na selva está à melhor orquestra jamais imitada pelo homem

2 - Origem da música na bíblia - JUBAL: o sexto descendente de Caim, foi chamado o pai da música, dos que tocam Harpas e Flautas.
a - Miriã Conhecia o valor da musica, ao toque do tamborim ( pandeiro de Hoje), ela dançava diante do povo.

O que cantamos em nossos cultos

Os ministros de musica de nossas igrejas deveriam preocupar mais com os hinos que estamos cantando. As melodias em si são linda, belas com sentimento, mas não alimenta alma, pois são desprovidas de uma teologia cristã e empobrecidas de são doutrinas. Muitas melodias enaltecem o homem, mas não exalta a Deus a quem devemos dá Gloria
A musica e o louvor sempre fizeram parte do culto de adoração, desde os antigos tempos.

Moises Cantou – “Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque
sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”. Êx 15:1

Davi Cantou – “E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e
das mãos de Saul”.2 Sm 22:1

Miriã cantou: “ Ex. 15. 20 – 22 Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. - 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. -22 Depois, fez Moisés partir os israelitas do mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto e não acharam
água.

Por que catamos:
O louvor é uma homenagem prestada a Deus, em gratidão pelos seus benefícios em forma de cântico
Sl. 116.12 “Que darei ao Senhor por todos os seu benefícios que me tem feito”.
Sl.116.19 – “Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém, louvai ao Senhor”.
O louvor é a expressão da alma (ex. de Maria)
É da alma que sai o sentimento de adoração a Deus e com o espírito glorificamos a Deus.
Lc. 1.46 “E disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor”.
Lc 1.47 “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
O Louvor em si, é um sacrifício que adora a Deus.
Hb 13.15 “Portanto ofereçamos sempre por ele (ele com letra minúscula refere-se a Jesus) a Deus sacrifício de louvor, isto é, fruto dos lábios que confessa o Seu nome”.

O louvor exprime alegria

Zacarias:
Lc 1.64 –Soltou a língua, falava e louvava a Deus.
Os pastores
Lc. 2.20 – “Voltaram louvando e glorificando a Deus

Efeito do louvor
Ele é o quebrantamento da alma.
Produz sentimento de espírito.
O Louvor move o coração de Deus.
Quando Josafá pergunta se não havia profeta de Deus em Israel. Responderam : Está aqui Eliseu II Rs3.11.
Chamaram Eliseu, e veja o que ele pediu para receber a mensagem de Deus: “Ora pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio poder de Deus sobre Eliseu”. II Rs 3.15.

O louvor prepara a alma para receber a palavra de Deus. Se você não canta, você na sente a gloria e culto perde seu valor.
O louvor glorifica a Deus. O louvor adentra o trono de Deus, pois no céu há e haverá um eterno louvor em adoração ao altíssimo. Mas, será que hoje em pleno século XXI, ainda se canta dessa forma? Eis a grande questão.
O louvor deixou de ser genuinamente para adoração e passou a ser arte secular com fins lucrativos. O que é, e deveria continuar sendo para nos cultos, passou a ser objeto de negocio e promoção à fama.
Alguns cantores da atualidade promovem Shows em estádios, teatros, ginásios de esporte e cobram entrada. Por que cantam? Em nenhum lugar da bíblia vemos Jesus ou seus discípulos promovendo eventos tais como acontece no século XXI em nosso meio. Jesus atraia a multidão com palavra de vida eterna. Deixou-nos a recomendação: “de graça recebestes, de graça daí”. Mt 10:8.
Paulo, o maior missionário da igreja primitiva nunca se valeu de oportunidade em seu ministério. Cantou na prisão juntamente com Silas, e as portas do cárcere se abriram. Por isso, e assim, que devemos louvor.
Se o nosso louvor não causar mudança em nossos ouvintes, logo então, precisamos rever conceitos.
Por que cantamos? Cantar ou louvar não pode ser uma distração inocente, um fazer de conta, ou alegrar multidões. Cantar deve atingir o crisol da alma e o recôndito seleto do espírito do homem sem Deus.

A musica corrompida e o louvor que não e feito a Deus

Hoje a música foi transformada e corrompida.
- Satanás sabe do valor musica para a alma.
- Os maiores cantores de roque saíram de Igrejas evangélicas
- Muitos cantores em nosso país são filhos de pais evangélicos.
- A corrupção musical pode levar o homem ao suicídio
- a Musica está tão corrompida que muitos cantores fazem pedidos aos orixás para iluminar suas músicas, para ganharem fama na carreira profissional.
- Nos terreiros de umbanda, os espíritos demoníacos são invocados ao som da tímba e do atabaque

Permita me dizer; a musica ou o louvor que não agrada a igreja, também não vai agradar a Deus, é uma afronta a ele.

O louvor deve abrir o coração do pecador, não anestesiá-lo psicologicamente.

O que é anestésico psicológico? É aquilo que satisfaz só no momento, mas passando o efeito fica a lacuna, um vazio ainda maior. Exemplo das pessoas viciadas; fumam para satisfazer por um momento, bebem para esquecer por um instante, injetam drogas para terem viagens imaginaria e muitos outros exemplos. O que quero dizer com isso: Muitos vêm a nossa igreja somente para ouvir cantores. Alegram-se, choram e até decidem por Jesus naquele momento, mas logo que sai da porta da igreja, voltam às velhas praticas porque o louvor que ouvir não preencheu a lacuna da alma.
Outra forma de anestesio psicológico são os hinos que são entoados minutos antes de passarmos a ouvir a mensagem. Por que isso? Parecem que se não cantamos aqueles hinos sentimentais que mexem mais com a emoção do que nos traz unção, a pregação vai ficar vazia. Isso deixa o povo viciados em certos hinos que se tornam costumeiro. Se não os cantamos eles a pregação não atingira o auge, Muito cuidado, pois alguns crentes já estão viciados nesse tipo de louvor.

O que falarmos da letra do hino.

Tem um hino que me preocupa muito quando cantamos em nossos cultos. Ele diz mais ou menos assim: “Você não precisa saber como orar, você só precisa saber como . . . .Jesus”. Como não precisamos saber como orar, se o próprio Senhor Jesus ensinou seus discípulos a orar.
Há letras que são apenas lindas, mas não possui conotação teológica. É por isso que os tradicionais têm grande zelo pelos hinos que cantam. Seleciona-os e passam pelo clivo da aprovação do mestre da musica, antes de irem ao publico cristão.
Precisamos voltar aos marcos antigo, e a usar mais nosso hinário oficial em nossos cultos de adoração, como o Cantor Cristão, Coro Sagro e Harpa Cristã. Eles foram escritos por homens inspirados, cheios do Espírito Santos. Hinos que nunca ficarão velhos; são novos em todos os cultos que cantamos e louvamos a Deus. Esses hinos saíram até mesmo dos corais das igrejas para dar lugar a hinos de conjuntos, e pior de tudo acompanhado pelo play Bach. Costumo chamar esse tipo de louvor, como sendo louvor eletrônico que parece mais o som do Play Bach do que as vozes que louvam a Deus. Não estou afirmando que um Órgão tocando uma musica suave é sinal de espiritualidade, não, não isso. Também não é gosto próprio, mas sim, zelo pela causa do mestre. Como diz o Salmista: Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Sl. 69:9.
A hinos que se tirarmos o Play Bach, a letra fica vazia e sem vida, perde o brilho e significado. Por que? Porque são letra mortas alimentadas apenas pelo instrumental. Que culto é esse nosso? Isso me preocupa.

Substituindo o culto de pregação pelo chamado culto de celebração

Em algumas igrejas não tem mais mensagem – pregação da palavra, o chamado culto de celebração substituiu a pregação genuína da mensagem cristocêntrica. Assim, em vez de igreja alicerçadas na rocha, temos castelos construindo sobre areia. São igrejas com grande movimentação de pessoas, mas frágeis na fé e na sã doutrina levado por ventos como afirma o apostolo Paulo:
São fácil aos ventos doutrinas para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que,
com astúcia, enganam fraudulosamente. Ef 4:14
O louvor nunca deve sair de nossos cultos, mas, nunca deve substituir a mensagem do evangelho que salva, cura e batiza com Espírito Santo.
Esse tipo de culto atraem a juventude, mas afugenta os mais conservadores. Formam igrejas inchadas, mas não igrejas com crescimento solido e permanente, porque quem assistem são vulneráveis e estão sempre em busca de coisas novas, e como já falei do anestésico psicológico, seu efeito passa e o vazio continuo. A busca por satisfação intensifica ainda mais. Aquela igreja não serve, perdeu o significado, seus louvores tornaram velhos e cansativos. Então, precisa de algo mais forte, tal como o rock ou outra musica contemporânea. E, assim, mudam constantemente de igreja para igreja como beduínos no deserto desta vida em busca de fontes seladas e mananciais fechado:
Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial
fechado, fonte selada. Ct. 4:12
Precisamos de verdadeiros mananciais de águas vivas, em vez de ficarmos cavando cisternas rotas.
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o
manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas,
que não retêm as águas. Jr 2:13

Louvor ou anestésico psicológico:

Eis ai o grande desafio para pensarmos. O que cantamos, porque cantamos e o efeito do que cantamos. Não deixe que o louvor no culto se transforme em distração inocente.
Cante louve, exalte a Cristo. Enaltece seu nome, de a Ele gloria. Porem, faça tudo dentro de acordo com a palavra de Deus.
Pense nisso, é serio.

Observação:
De sua opinião. Faça sua apologia. Use o E-mail abaixo:
pbjaimebergamim@ibest.com.br
Contato – fones: (xxx) – 41 – 3037.7894 – Cel. 9668.4693

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A CHEGADA DO ANTICRISTO



A CHEGADA DO ANTICRISTO

A palavra Anticristo só é mencionada no Bíblia em 1 e 2 João através de um jogo de palavra gramatical – singular e gramatical. João faz distinção entre o Anticristo referindo-se ao governo mundial no tempo da Grande Tribulação, e o Anticristo, aquele que antecede em seus ensinos o ministério de Ditador Mundial.
O prefixo “anti” tem sentido básico de “em lugar de”, “oposto a” ou “semelhante a”. Mas na epistola de João significa “contrario a” Porem no texto de 2 Ts. 2.4, conjuga dois sentidos: o de “contrario a” , o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus”..” e o de “semelhante a” , pois afirma que ele: .... se apresentará , como Deus, no templo de Deus, querendo aparecer Deus.
Sua natureza será, segundo a eficácia de Satanás, com todo sinal e prodígio de mentira, conforme Ts. 2.9

Embora o Anticristo ainda não esteja manifestado planamente no mundo, o seu espírito está ai operando na igreja, torcendo as escritura, alterando a política das nações, operando nos organismos internacionais.
Ele está de forma indireta instaurando o seu império numa rebelião contra Deus.

Tenhamos cuidado para que esse espírito não encha as nossas igrejas com sua influencia maligna, levando muito a perdição.
Sua intenção é se opor a tudo que certo. Disso falou Rui Barbosa “O homem ri da honra e tem vergonha de ser honesto”.

I. O ESPIRITO DO ANTICRISTO NO MUNDO

Ele é arquiinimigo de Deus. Ele é a mais completa personificação de Satanás e seu mais autentico representante.
Alguns de seus objetivos:
1) Levantar-se contra Cristo de Deus.
2) Postar-se em lugar de Cristo como se fosse ele o Messias que haveria de trazer libertação a Israel.
3) Ele é o representara e exaltará ainda mais a figura do Diabo.

1. O Terreno está preparado.
Como dissemos na introdução que o embora ele não esteja em plena operação no mundo, mas seu espírito já se infiltra na igreja e organizações governamentais.
A unificação dos blocos econômicos e a moeda única como já existe no Mercado Comum Europeu, é a plataforma-palco armando para ascensão do Anticristo.
Ele atrairá para os três maiores poderes existentes: econômico, político e religioso.
Vemos alguns exemplos simples:
1) Políticos corruptos que ocupam os púlpitos de nossa igreja disfarçados de cristão.
2) A maçonaria que está infiltrando no seio da igreja de Cristo.
3) A propagando de um evangelho fácil e sem compromisso com a são doutrina: o que não fere a consciência não é pecado
4) Homens amantes de si próprio, despreocupado com obra.
2. Prodígios e sinais
Em muitos cultos cristãos, Deus e o Espírito Santo foram substituídos pelo homem. Haja vista a teologia da liberdade divorciada da palavra de Deus que enaltece o Antropocentrismo ( o homem a medida de todas as coisas).
Os sinais sobrenaturais que confirma a sua mentira, que parece ser associada às escrituras, mas que na essência há espírito de engano.
Homens que chamam para si a gloria através sinais, falsos milagres sobre carregada de liturgias enganosas, onde muitos cristãos tem embarcados sem calcular o preço do prejuízo espiritual.
Atração de seguidores em massa – engana aqueles que rejeitam crer na verdade de Deus, entusiasmado por um evangelho fácil
- Muitos seguirão as suas dissoluções; blasfemarão o caminho da verdade (II Pe 2:2)
- Farão negociata envolvendo o povo de Deus como se esse fosse objeto de negócio
de venda (II Pe 2:3). Eis o grande perigo. Vigiemos


3. Sua aparição

Em um semanário de Escatologia com duração de oito dias, tive o privilegio de apontado vários nomes como futuro Anticristo. Porem nenhum subiu ao poder até o presente momento. Vejamos como será a sua aparição.
1) Daniel capítulo 9, menciona que dois príncipes hão de manifestar. Um deles é o Senhor Jesus, “O Príncipe dos Reis da Terra”, em Ap, e o outro será o Anticristo, o “Príncipe que há de vir”, Dn 9. 26-27.
2) Ele se oporá tenazmente a Deus, exaltando-se como Deus, aceitando adoração como Deus e identificando-se como Deus - II Ts 2.4.
3) Será um ditador tirano, que reinará durante sete anos. A plenitude de seu governo será na metade desse período, Ap 13.5; Ap 12.6-14; Dn 7.25.
Precisamos deixar claro que a sua aparição plena se dera após o arrebatamento da igreja. 2 Ts 2,7 e 8 “ porque o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado. Então será de fato revelado o iníquo , a que o Senhor desfará pelo assopro de sua boca e aniquilará pelo resplendor de sua vinda.
Enquanto o Espírito Santo estiver operando no mundo, o Anticristo não se manifestará em plenitude. Quando o Espírito Santo for afastado por ocasião do arrebatamento, então mundo ficará sobre controle de Satanás. Ai sim o Anticristo se manifestará com todo sinais e pródigo e a operação da mentira.
Após o Arrebatamento da Igreja, os Judeus aceitarão o Anticristo como o seu Messias. João 5.43 escreve “ Eu vim em nome do meu pai; e não me aceitais, se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis”.

II. PESSOA DO ANTICRISTO
Ele será uma personificação do diabo, um líder mundial de habilidade e capacidade desconhecida até os nossos dias.
O que ele se capaz de fazer:
1) Estabelecer uma economia forte e centrada jamais vista. Isso é tudo que o mundo quer diante das mazelas econômicas e corrupção sem tamanho
2) Ele destruirá os pilares das verdadeira religião para estabelecer o seu poder religioso. 2 Ts 2.4 diz que ele se assentará no Templo de Deus, querendo aparecer Deus. Desde o principio tudo que Satanás queria era sentar no lugar de Deus. Por um pouco tempo ele fará isso no templo que se reerguera em Jerusalém.

3) o Seu propósito será de enganar Israel, a menina dos olhos de Deus.
Ele vai fingir ser Messias. Até o momento o povo de Israel ainda espera o Messias prometido, quando ele já veio na pessoa de Cristo. Aproveitando essa brecha, Satanás se manifestará com sendo o Messias. Mas, tão logo, se revelará e Israel sentira que foi enganado.
4) Durante a Grande Tribulação, haverá conversão. Assim, Satanás tentará engana-lo para apagar o testemunho de Deus Único e verdadeiro Unigênito (Ap. 7.9-17).

No entanto, o seu fim chegará. O Senhor Deus a aniquilará pelo resplendor da sua vinda – 2 Ts 2.8.
Na tão conhecida guerra do Armagedon, Deus aniquila para sempre Satanás e o Anticristo. Todo seu poderá será lançado no lago de fogo.

III. OS ANTICRISTO NO MUNDO
Parece antagônico dizer que estão no mundo. Muitas manifestações já estavam no mundo no tempo João ainda permanece, tais como: falsos profetas e enganadores que se passa por cristãos e enganam a igreja.
1) Vivemos o tempo de aparição de anjos. Homem priorizam mais os anjos que a Deus.
2) Como Já dissemos; o evangelho fácil, módico, prosperidade no ofertar para se receber.

João ainda afirma que saíram do seio da igreja. Já estavam lá no tempo de João. Imaginam os senhores, hoje, século XXI, dois mil anos após com certeza não foram extinto da igreja, e por que não dizer; evoluíram.

Quando falamos de negam a sã doutrina, devemos levar em consideração que não se trata de usos e costumes, mas sim de doutrinas Bíblicas, e uma delas que continua sendo negligenciada é Cristo veio em Carne.
Que Cristo é um profeta como os demais. A Bíblia diz que diante dele todo joelhos se dobraram para Gloria de Deus Pai. Aleluia.
Tais falso profetas procura enganar os fieis, e muitos desprovidos da verdadeira fé Cristão tem seguido a tais.

CONCLUSÃO

É tempo da Igreja de Cristo fechar as portas para o mundo, inserir em sua liturgia mais palavra de Deus e menos cântico desprovidos de unção e muitos deles sem nenhum principio teológico. Como Anticristo e enganadores, muitos tem vestido de uma espiritualidade superficial que fazem de seus cântico verdadeiras fontes de rendimentos financeiro. Saíram do púlpitos de nossos igrejas as mensagens evangelísticas para dar lugar aos louvorzão, a onde é promovido à pessoa do cantor e não a pessoa de Cristo.
Despertemo-nos enquanto é tempo, e voltemos aos marcos antigos. Não vamos dar lugar para a operação o mistério da iniqüidade e nem do espírito do Anticristo.
Amem.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO



A COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO
E NA FAMÍLIA

Texto
I Pe. 3.7-12

“Igualmente vós, marido, coabitai com ela com entendimento, dando honra a mulher, como vaso mais fraco” “E finalmente, sede todos de um mesmo sentimento”.


INTRODUÇÃO

Algumas freqüentes deficiência nos casamentos não é na área “afinação sexual”, nem na falta de intelectualidade, mas sim no “Comunicação’, comunicação com direção e controlada pelo Espírito Santo.
Tanto o marido quanto a esposa tem grande responsabilidade na boa comunicação. Boa comunicação exige um preço as vezes alto, exige paciência, determinação esforço.
Neste estudo, vamos conhecer o valor da comunicação, bem como as diversas formas de nós comunicarmos. Valos lançar mão de alguns métodos de comunicação no meio social, mas de grande valia para nós cristão.

I – NIVEIS DA COMUNICAÇÃO
Existe pelo menos cinco níveis de comunicação que pode haver em uma famÍlia. O psicólogo John Powell em seu livro “Porque tenho medo de dizer-lhe quem sou”, ele descreve esses cinco níveis, que para conhecimentos de nossos amados vamos vomentar um pouco sobre cada um deles:
1 – A Comunicação Trivial
Essa é a comunicação., notória, conhecida de todos, comum vulgar. Essa comunicação é apenas superficial a base de perguntas e respostas, como por exemplo: “Como vocês está”? “Como foi o seu dia de trabalho”? Enfim , assim por diante.
Quando a comunicação atinge apenas este nível, pode levar-se a frustração, e o casamento cair no ressentimento ( Na magoa). Nós como cristãos temos que agir de forma que as nossas perguntas e respostas sejam movidas de interesses amorosos, e não meras perguntas para disfarça um sentimento egoísta e falso. No versículo acima que tomamos por base, diz: “Sede todos de um mesmo sentimento”.
Esse mesmo sentimento explica-se, que tudo que eu almejo ouvir devo também transmitir. Um mesmo sentimento não somente dá resposta afetuosa, como participar da pergunta; Em suma há comunhão na comunicação. Não basta apenas dizer como vai, é preciso entrar no sentimento do individuo (cônjuge) e formar um diálogo sólido, afinal você não está cumprimentando o seu colega de trabalho, mas sim, o seu cônjuge.
a- Valorize opiniões e ponto de vista do cônjuge
No livro de Rute, temos um lindo exemplo de valorização da comunicação: Em primeiro lugar, quando, quando Noemi disse para as noras voltar para suas casas de seu pais, uma vez que as mesma eram viúvas. Rt 1.16 , ela passa valorizar a opinião da sogra: Não me insista para que te deixe. A principio era apenas uma opinião de Noemi, porém, passou a ser assunto de suma importância quando Rute passou a fazer parte do assunto, o que parecia ser apenas opinião passou a despertar comunhão de Rute para com Noemi.
b- Dando Honra ao vaso mais fraco
A mulher é fácil de ser ferida quando não damos atenção as suas perguntas; Por exemplo: Onde pretendes ir hoje? Pergunta a esposa; O marido responde; Não sei. Ela fez uma pergunta e esperava um resposta convincente , mas não isso que aconteceu, a penas um não sei. A pergunta poderia ser respondida dando um clima a comunicação, por exemplo: Aonde você quiser, desde que esteja dento de nossas condições. Se a resposta fosse: Aonde você quiser, desde que esteja dentro das minhas condições. Observe que mudou apenas, Dentro de nossas condições, pra minhas condições. Isso influência muito a comunicação, porque quando dizemos Nós, nosso, vamos, estamos, faremos, estamos sempre envolvendo uma segunda pessoa, que se passar assumir responsabilidade da sua própria solicitação, e encontra partida estamos dando brilho a comunicação e fortalecendo o relacionamento conjugal.

2 – Comunicação afetiva fechada
É o nível da conversa onde há troca de informações que não são seguidas de comentários. Você conta o que aconteceu, mas não revela o segredo. Os homens são vítimas desse tipo de comunicação. O homem por natureza são mais fechados, eles tem dificuldade de expressar os seus sentimento.
A mulher nesse tipo de comunicação, quando ela não expressa em palavras, ela expressas com lagrima, elas mostram com facilidade seus sentimentos sejam eles, sentimentos de culpas ou de felicidades.
A mulher comunica seus sentimento quando recebe o impacto da mensagem, e isso é valido para o coito. O homem é o contrario, ele esconde o seu sentimento e os expressam mais no dar a mensagem do que ao receber.
A comunicação afetiva, ela exige parceria entre dar e receber, principalmente no relacionamento conjugal. O que diz I Pe 3.8 “Sede todos de um mesmo sentimento, compassível, amando aos irmão, entranhavelmente, misericordiosos e afáveis”. Afáveis quer dizer: delicado, cortes afetuoso. Esse afeto precisa haver em nossas comunicações.



3- Comunicação com idéias e opiniões
Esse tipo de comunicação resulta na verdadeira intimidade do matrimônio, uma vez que são expostos os pensamento, sentimento e opinião, dando maior chance ao seu cônjuge para conhecer-te intimamente,
a- Entendendo a idéia e a opinião:
Salomão em seu livro de Cantares 2.15 ele dá uma opinião ou sugere uma idéia quando diz: Ct 2.15 “ Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazer mal a vinha, porque as nossas vinha estão em flor”
Salomão neste texto ele dá idéia do que representava o relacionamento conjugal entre ele a Sulamita, e não queria que nada comprometesse esse amor íntimo que havia entre os dois. No Capitulo 4.10, ele descreve essa vinha, quando diz: Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor fo que o vinho, e o aroma de teus ungüento do que toda sorte de perfumaria”.
Salomão comunicou seu sentimento e amor através da idéia e da opinião, comparando a sua querida como um vinha em flor, e depois descrevendo oque o amor dela representava para ele como fruto dessa vinha.
b- atendendo o chamado da idéia:
Toda idéia somente surtira efeito se for correspondida. Um bom receptor sabe disso, principalmente quando a conversa lhe interessa, o que é nosso caso.
A Sulamita da continuidade a comunicação da idéia, quando diz:Ct. 4.16 “Levanta vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derrame os seus aromas. Há vem meu amado para o seu jardim, e como os frutos excelentes”.
O matrimonio para ser lindo como acima citado, deve cultivar as idéias e as opiniões, respeitando as respectivamente entre ambos.


4 – Comunicação através de sentimentos e emoções
A comunicação através de sentimentos e emoções, descreve o que acontece dentro de si. É muito difícil esconder as nossas emoções, até através de nossa de nossa face demonstramos nossos sentimentos
Quando esses sentimentos são notados, logo em seguido eles são verbalizados, assim demonstramos nossas frustrações, ressentimentos ou felicidades. Devemos ter muito cuidado com os nossos sentimento, para não comunicarmos ofensas através da ação verbalizada.
a- Mantendo o canal aberto
Nunca esconda suas emoções ou frustração e felicidades, porem, mantém-se controlado, comunique seus sentimentos de culpa e resignação para que sua oferta se já aceita e sua oração respondida. Mt. 5.23-24 “ Deixar a oferta ... Ir reconciliar ... depois apresentar a oferta’.
b- Comunicação não tortuosa
Pv. 10.11 – A boca do justo é manancial de vida .. Pv 29.11 – “Um tolo expande a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime”
Pv.20.20 “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele.
Nunca devemos explodir quando nossos sentimentos e emoções vir a flor. Comunique suas emoções de compreensiva

c- Comunique pensadamente
Medite antes de dar resposta ou proferir qualquer palavra, reprima suas acoes e sentimentos. Pv.15. “A resposta branda desvia o furar, mas a palavra dura suscita ira.” “O Coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância coisas más”.
O maior problema da comunicação impensada sempre ocorre por falta se ser um bom ouvinte. Diz certo provérbio: Quem não é um bom ouvinte, não pode ser um bom falante. Para darmos certas respostas, devemos pensar, analisar e depois responder.
Sempre que for necessário comunicar um assunto, antes pense e medite sobre o que vai falar, fazendo as seguintes perguntas: Estou certo do que vou dizer? Qual o efeito do que vou dizer? Não vou ferir? Vai alcançar o objetivo? Cada uma dessas perguntas são importantes no que chamamos de comunicação pensada.
Nunca expresse seus sentimentos e emoções em uma comunicação, embora que mesmo inconsciente acabamos expressar tão sentimentos, mas não é isso que quer dizer; Existe pessoas que usa o sentimento para comunicar suas idéias, e no momento de emoção e sentimento não é o Eu real que falar, mas si o Eu ideal: ou seja eu digo o que acho ideal para o momento, mas que não é real para a situação e vive.

5- Comunicação Profunda
Nesse tipo de comunicação a perfeita harmonia passa a reinar nos corações. Há compreensão, profundidade e satisfação emocional. Ela é enriquecedora e marca o relacionamento para os dois lados; “locutor e receptor”, ou seja: “quem fala e quem ouve”.
Na comunicação profunda, há participação mútua de idéias e sentimentos pessoais que é o objetivo máximo na comunicação matrimonial. Não haverá um casamento bem ajustado onde não houver s comunicação profunda.
a- No ato Conjugal:
A comunicação profundo é o âmago do objetivo. O sentimentos, o desejo e a satisfação é comunicada no íntimo do (a) parceiro (a). Não haverá o coito completo se não houver esse tipo comunicação I Co. 7.5 “Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mutuo, por algum tempo, para vos aplicardes a oração; e, depois, ajuntai-vos outras vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”. Qual o significado da palavra incontinência? Veja abaixo uma lista de significado
Imoderada, que não consegue reter o prazer
Incapacidade de reter os produtos de excreção.
Imoderado, sensual. Pessoa imoderada nos apetites sexuais.
Essa situação deve ser analisada dentro da comunicação profunda. Não existe nenhum pecado em ser uma pessoa dedicada ao sexo, ou apetitosa desde que seja para com o seu cônjuge, o pecado está em não haver comunicação onde ambos desfrutarão do mesmo prazer a dois A Bíblia nos ensina a coabitar com entendimento, isto é comunicação profunda. H. 13.4 “Venerado seja entre todo o matrimonio e o leito sem mácula”. Venerado que dizer: reverência, respeito, devoção e culto. Enquanto que apalavra mácula quer dizer: Mancha, nódoa.
Somente quando existe comunicação profundo é que todos os requisitos acima serão preenchidos. Que nível de comunicação existe no seu matrimonio nestes últimos dias? Deseja e sente a necessidade de uma comunicação mais íntima e profundo? Se deseja, então o seu matrimonio fruirá de preciosos momentos de comunicação, e assim ambos alcançarão a perfeita harmonia em compreensão, profundidade e satisfação emocional. Livre-se das frustrações comunicando seus sentimentos íntimos com profundidade.
O marido e a mulher nunca devem se aconselhar, mas concentrar-se no problema e aprender a lidar com o problema real, sem atacar o caráter do outro. Pv. 10.13 “Nos lábios do sábio se acha a sabedoria, mas a vara é para a costa do falto de entendimento”. Aconselhar é para sábio, no casamento por ser uma só carne, isso deve ser evitado, ou os dois estão certo, ou os dois estão errado, uma vez que são uma carne só esse aconselhamento deve ser intrínseco, ( Intrínseco que dizer: intimo, inerente, dizer o valor que a pessoal possui independente de qualquer coisa). Isso é aconselhamento conjugal, quando afirmamos que o casal não deve se aconselhar, mas sim, comunicar profundamente dentro dos padrões acima citados.
b- Comunicação na família num todo
Há uma grande necessidade conforme falamos em item anterior de manter o canal aberto, e baseado nisso faremos a pergunta: Você sente que a linha comunicação estão todas abertas com cada um de sua família? Quando a linha de comunicação profunda está interrompida, você não terá liberdade para confidenciar seus mais profundos sonhos e maiores temores e fraquezas com seu cônjuge e filhos já com idade de consciência. Seu cônjuge e filhos deve entender que você ao comunicar profundamente seus sentimentos está expressando o que tem de melhor para eles, porem se esse canal que chamamos de linha interrompido, jamais será possível expressar o que desejamos para eles. Abra a linha que o diabo interrompeu, descubra onde ela foi interrompida, liga-a no nome de Jesus de Nazaré, e seja abençoado em sua família. Amém, amém.

II - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Diz os sábios e entendidos, que a comunicação não é apenas falar, mas comunicação e saber se a pessoa entendeu o que falei, é obter retorno da minha comunicação.
Em outras palavras comunicar é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens, é capacidade de discutir ou transmitir idéias, de dialogar, de conversar, como vista no bom entendimento entre as pessoas.
A comunicação tem como objetivo de travar ou manter entendimento. É ligar ou unir a exposição oral. Assim sendo, a comunicação é em suma, é o ato de uma pessoa relatar à uma outra as suas idéias, sentimentos e crença; Isso é comunicação.

1 – Comunicação útil para um casamento feliz
a- A conferencia ou recolhimento de idéias ou correção de algo obscuro
Método muito usado nas empresas quando querem recolher idéias novas. Os fatos levantados, os desejos expostos. Tudo o que se fala em um reunião formal ou objetiva, são consideradas para depois serem feitas as idéias.
O casal que não adotar este sistema de comunicação em seu lar, poderá sofrer algumas dificuldades mais tarde. Pv. 11.14 “Quando não há conselho os planos se dispersam, mas havendo muitos conselhos eles se firmam”.
O conselho é uma forma de comunicação, na qual recolhe idéias para formar uma opinião correta da informação não ortodoxa .

A1 – O Marido o sábio conferente do lar
Quase sempre, nós maridos somos faltoso nesse particular, mas é preciso que aprendamos a sermos conferentes da idéias antes de tomarmos qualquer partidarismos.
O sábio Salomão escrevendo em provérbio ele diz:: Pv. 25.12 “Como pendente de ouro e gargantilha de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido do ouvinte”.
Como isso afeta o nosso casamento? Uma boa esposa sabe lidar com o marido mau humorado, como: recolhendo as idéia que o levou a tal situação, tomando conhecimento o diálogo tornar-se mais franco é mais compreensivo, porque ela usará de sabedoria para não que a comunicação naquele dia não seja interrompida em seu lar; Ela uso conselho sábios e que não feriu ainda mais o ouvido de seu ouvinte “Marido”. Da mesma forma o esposo.
A falta de conhecimento do sentimento alheio, tem criado grande obstáculo, quando o assunto é iniciado sem antes analisarmos o fato . Diz certo adágio; “Se conselho fosse bom, não era dado, e sim vendido”. Portanto ao iniciar a comunicação em forma de conselho, tenha cuidado para não ferir ainda mais o seu ouvinte. Conheça antes o seu sentimento, certifique se teu conselho será útil. Em certos momentos, o silencio é o melhor meio de comunicação.

2 – Não frustre seu cônjuge
O Simples fato de estarmos mexendo com os lábios, não quer dizer que estamos comunicando. A comunicação tem que ser levada a feito; O cônjuge de receber e ouvir, esse são o duplo processo da compreensão. Às vezes o que ouvimos, nem sempre é o que tencionamos a dizer. Assim frustramos o nosso ouvinte e fechamos a parta para a comunicação.
a- A corrupção da comunicação no casamento
Como isso acontece dentro do seio conjugal: Cl 3.8 “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da maledicência, das palavras torpes de vossa boca”.
Palavra torpe – quantas vezes corrompemos a nossa comunicação, o bom humor da família, porque o nosso coração está cheio de ira e cólera, transformando o que seria um diálogo familiar, para uma contenda sem motivo; Eis a razão de muitos estranhos morando debaixo do mesmo teto. Que Deus nos guarde para que não corrompamos aquilo que de melhor na família “A comunicação”.
b- Manipulando a comunicação
Quando estamos falando de manipulação, não estamos falando daquela conversa íntima que estimula o sexo oposto. A manipulação é a comunicação falsa usada para tirar aproveito. Jz 16.16-17 “Sucedeu que importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, a sua alma angustiou até a marte. E descobriu-lhe o seu coração: nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou narizeu de Deus, desde o ventre de minha mãe, se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria e seria como os mais homens”. Assim, Dalila manipulou Sansão até que confessou o segredo de Deus. A comunicação manipulada, um dia levará a grande decepção, e as conseqüências será maior do que se guardar em silêncio até que haja resposta sábia. Não tente descobrir segredos que não te pertence.
Muitas (os) esposas (os) para tentar descobrir se o (a) cônjuge tem algumas afinidades com o sexo oposto ela (e) manipula um conversa, despertando certa curiosidade no manipulado, e agora é ele quem quer saber, criando assim um situação desagradável.
Certa jovem senhora disse ao esposo; Na igreja tem uma moça que não cessar de olhar para você em todos os cultos, mas não disse quem era a moça. O rapaz começou a indaga-la, a jovem senhora encontro-se em apuro pois não existia ninguém que olhasse tanto para seu esposo, foi quando ela disse : aquela fulana de tal. Certo dia o jovem senhor procurou a fulana de tal, quando acabou em um relacionamento que levou a fatalidade conjugal. Exemplo como este, ou semelhante deve ser evitado ao máximo.

b- Murmuração e contenda prejudica comunicação
Isto não é fato, mas realidade. Murmuração corresponde a maledicência que o ato ou efeito de fazer mal, ou seja: tudo o que se opõe o bem.
Se opor sem causa às certas crises que surge no casamento pode levar a murmuração. Vejamos o que diz Paulo aos Filipenses: Fl. 2.14 “Fazei todas as coisas sem murmuração e sem contenda”. A expressão para todas as coisas, explica que não devemos deixar espaço para que nada prejudique a comunicação conjugal.

III – VENCENDO AS BARREIRA DA COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO
Ou, vencemos as barreiras, ou elas nos vencem. Paulo diz que somos mais que vencedores.
1 – Vencendo com amor
O amor é o fundamento de tudo o que fazemos. Eu uso dizer, que para ser uma boa cozinheira é preciso amar cozinha, caso contrario, nem a própria cozinheira terá apetite pelo de prato cozido. I Co 13.1-13 Paulo Diz: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse o amor ( ou caridade), Seria como o metal que soa, ou como o sino que tine......”. No último versículo, o 13 paulo da o chek mate “Mas a maior desta é o amor”.
O amor nunca falho leia I Co 13.8. Pode haver diferenças de opiniões, diferença personalidade, porem, tudo deve ser vencido com amor.Essas diferenças que existem em cada pessoa enfatiza o fato que esforços são necessários para romper os obstáculos que interrompe a comunicação, e isso só com o verdadeiro amor
2 – Renuncias necessárias
a- Saber ouvir
Quem não é um bom ouvinte, não pode ser um bom falante, isso exige renuncia de nossa parte. Saber ouvir exige humildade. Tg 1.19 “Sabei isto, meus amados irmão; todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar”.
Aprenda isso; Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, caso contrario, teria nos dado duas boca e um ouvidos só. Isso parece simples, mas tem grande significado.
Quando a boca está aberta, a mente para de coletar conhecimento, portanto para crescer em conhecimento, não é a boca deve estar aberta, mas sim os ouvidos.
Para que nosso casamento seja uma benção, temos que tomarmos conhecimento das coisas que nós envolvem, bem como de toda família. Ouvir tudo, ante de tomarmos qualquer decisão ( falar). Não falhe em ouvir; ouvir não custa nada, porem, o falar muito. Ninguém é obrigado a falar, no entanto depois que falar deve sustentar o que falou.
Ferir com palavra é muito fácil, o difícil é curar a ferida e tirar a cicatriz que ficam. Cale-se quando for necessário.
b- Ouvir com atenção e boa vontade
Não basta somente ouvir, é preciso ter boa vontade para entender, se quiser dar conselhos sábios. Pv. 18.15 “O coração do sábio adquire conhecimento, e ouvido do sábio busca a ciência”.
Buscar ciência, é buscar objetivos claro para toda a família.
Ao encerrarmos esta apostila, vamos deixar um assunto pendente para uma próxima apostilha: “A comunicação sexual” que iremos abordar no próximo estudo que intitularemos “Sexualidade no casamento”.


CONCLUSÃO
A falta de comunicação é o maior motivo para levar o casamento a fracasso em todos os níveis e camadas social, religião e crença.
Oremos para que Deus nos de coração sábio, para termos comunicação inteligente. Sermos cedo para ouvir, e tardio para falar. O que ouvir pregarmos sob o telhado.
Amém.

Pb. Jaime Bergamim
Igreja Evangélica Assembléia Deus
Sede – Campina Grande do Sul – Pr.

EDUCAR SEM CULPA




Prefácio


Há pelo menos três períodos na vida de uma criança e para discipliná-la, vamos abordar dentro de nossa palestra o tema Educando sem Culpa.

1 - Período da infância
- do "0" aos 3 anos de idade
- Fase da inconsciência,
- Obediência Por medo e não por conhecimento

2 - Período da consciência
- Dos 3 aos 5 anos
Nesse período se forma 40% da personalidade do indivíduo
- Fase das perguntas
- Fase da obediência por conhecimento entre o certo e o errado

3 - Período da Razão
Podemos chamar também de período do conhecimento, mas há uma pequena diferença:
- Dos 5 aos 8 anos
Nesta fase se forma mais 40% da personalidade do indivíduo, ficando apenas, 20% para se aprender em todo o restante de sua vida.
- Já sabe escolher o que quer
- Já sabe decidir
- Já sabe tomar decisões próprias

Dedicatória


Como pai e obreiro, muitas das vezes tenho dificuldades em conciliar as duas missões, porém há um bálsamo que nos faz vencer, ele nos ajuda a caminhar firme sem errar. Esse bálsamo vem do trono de Jeová.
Quero externar meu apreço de elevada estima a minha esposa que muito tem contribuída para que a nossa família seja sempre unida. Ela é a razão que me faz caminhar firma e abundar na obra.
Aos meus filhos, que completam a nossa família, sem eles não haveria esta família, mas apenas um lar.
Louvo a Deus pôr estes dezoito anos que construímos e edificamos o nosso lar. Muitas investidas de satanás enfrentamos, mas todas vencemos. Em tudo somos mais que vencedores, pôr Cristo Jesus, esperança nossa.

Pb. Jaime Bergamim

PORQUE DISCIPLINAR


EDUCAR SEM CULPA

INTRODUÇÃO

Ao disciplinar seu filho, o pai está proporcionando a ele uma vida de harmonia, com Deus, com os pais e com os homens.
O próprio Senhor Jesus ainda quando criança cresceu sob a disciplina de seus pais, conforme lemos em Lc 2.51 ´´ E desceu com eles para Nazaré, e era lhes sujeito". Parafraseando esta verdade bíblica, concluímos que Jesus era sujeito, o que indica total obediência.

I - DISICIPLINANDO A CRIANÇA

1 - Porque disciplinar ( educar)

O Dicionário de língua portuguesa, classifica a disciplina como sendo: conjunto de obrigações que regem a vida. Quanto a palavra educar, encontramos o seguinte significado: formar a inteligência e o espírito do indivíduo.
Uma criança educada é uma criança polida, ou seja, civilizada, culta, cortes etc. Quando educamos, estamos formando o conjunto de qualidades da criança que chamamos de caráter.
O indivíduo desde o seu nascimento já possui uma natureza pecaminosa que é desenvolvida junto com o desenvolvimento pessoal de cada pessoa, o que chamamos de rebeldia inato (que nasce com a pessoa) que estende-se para o período da adolescência. No entanto, essa rebeldia inato, somente irá transforma - se numa vida de obediência a Deus, aos pais e a sociedade, se na infância os pais usarem a disciplina sem culpá-los de seus erros, mostrando lhes a diferença entre o certo e o errado, o que deve e o que não deve fazer.


2 - Combinação psicológica que ajusta a disciplina

Há muitos pais que falam mais ou menos assim: "Quero dar ao meu filho o que eu não tive". Não vamos exagerar, mas quase sempre esse pai está satisfazendo o desejo seu, e não do filho, enchem as crianças de tantas coisas que eles não valorizam o que recebem, e isso vem contribuir ainda mais para o inato da criança. Quando a criança chega a fase ou período da adolescência, aquele mesmo pai lastima o quanto tem que gastar com roupas e mesadas dos filhos, e tudo isso está acontecendo por ter sido muito generoso quando esse filho era uma criança inocentes, ou não possui entendimento entre o querer e o estimar, entre o possuir e nada ter.
Quando o pai age desta forma, desde cedo está contribuindo para o conssumismo do lar, e depois para a falta de controle sobre os filhos quando esses chegam a fase quase adulta (adolescência). Pensando em nada negar, o pai cria um filho extremamente inseguro, com valores equivocados sobre que vestem e calçam, pelo que tem de bens materiais. Assim sendo, esquecem de revelar a seu filho o valor pessoal que ele possui, como gente e como ser humano que vale pelo que é, e pelo que tem de bondade, de generosidade, honestidade, caráter, honradez e de amor ao próximo; ao contrário de tudo isso o filho só aprende a vestir do bom e do melhor, calça da Campany, bicicleta importada, tênis de ultima geração, Nike ou Gear. Quando isso não acontece em determinada ocasião sente-se não visto, desprotegido e desvalorizado, porque não conhece o verdadeiro valor pessoal, mas somente o valor do que possui ou veste.
Pensando nisso, nem sempre dando tudo ao filho, estamos realmente dando conforto a ele, mas sim disciplinando para um futuro comprometido com a realidade. Não estou demasiadamente dizendo que não devemos dar algo aos nossos filhos, é claro que um pai que viveu em extrema miséria e hoje tem uma vida bem sucedida, não vai deixar de dar conforto ao filho pelo simples fato de ter saído de uma favela. Aplicar tal principio é uma negligência, uma falta, ou porque não dizermos que é um relaxamento. Quando eu tinha dez anos de idade, íamos para a escola descalços em pleno inverno, no entanto não quero isso para os meus filhos, eu era de uma sociedade rural e diferente de hoje, meus filhos vivem em uma sociedade urbana e mais moderna, aplicar os princípios da minha vida na infância, é o mesmo que retroagir (voltar) no tempo, precisamos entender isso. Devemos sim, é sermos, moderados

3 - Ensinado tomar decisões

Muitas as vezes não ensinamos nossos filhos a tomar decisões, ou fazer escolhas. Dentro de uma sociedade que nos oferece tudo ao mesmo tempo, diante das ofertas e propagandas, nossos filhos sentem-se ambiciosos em possuir tudo. Vamos tomar por exemplo dois convites para festas de aniversário no mesmo tempo ou quase no mesmo horário. Ele quer ir nas duas festas, o pai quase se mata para satisfazer o desejo do filho, leva em uma, e nem bem terminou a primeira corre com ele para a segunda, e em muitos casos a criança já está exausta e sem disposição para nada, apenas quer satisfazer o seu desejo egoísta, o pai precisa fazer com que o filho faça uma escolha e tome uma decisão: por uma ou por outra, as duas quase ao mesmo tempo não dá. Nós entendemos que até no meio profissional existem pessoas que querem que seus subordinados façam tudo em um mesmo tempo, se analisarmos a sua infância, chegaremos a uma conclusão que era o tipo de filho que o pai não ensinou a tomar decisões mais acertadas, por isso são inseguros até profissionalmente. Quando não sabemos administrar a disciplina, a conseqüência será fatal.
Devemos ensinar nossos filhos a fazer escolhas, tomar decisão, ainda que você saiba qual é a melhor, deixe ele fazer a escolha, em seguida oriente-o . muitas vezes é preciso um Não, contribuindo assim para a formação da personalidade de seu filho. Qualquer psicólogo daria esse conselho.

II - A DISCIPLINA QUE SALVA

1 - Podemos salvar nossos filhos de Duas maneiras

a - Salva a sua consciência da concupiscência (desejo intenso de gozo material):
Foi o que abordamos no ponto anterior, pois aos olhos de Deus não somos valorizados pelo que temos e gozamos, mas por aquilo que somos, no que diz respeito à honradez, bondade, amor ao próximo etc.

b - Salva a sua alma da perdição:
O escritor do livro de provérbios nos dá um sábio conselho: "Instrui o menino no caminho que deve andar, até quando envelhecer não desviará dele". Pv 22.6.
Vou citar esse mesmo texto na linguagem da Bíblia Viva da editora Mundo Cristão: "Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda pequeno. Assim ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto". A Bíblia católica da editora Vozes em co-edição com a editora Santuário, nos fornece a seguinte expressão: "Habitue o menino no caminho a seguir, então não se afastará dele, quando envelhecer".
Lancei mão dos três textos acima, para entendermos a palavra envelhecer ou for velho. Velho aqui, não quer dizer uma pessoa macróbia, mas sim uma pessoa adulta. Logo entendemos que a criança disciplinada na infância, quando chegar a idade adulta terá seus princípios básicos formados, e jamais desviará do caminho do bom, isto é, uma boa dinâmica de vida e qualidade espiritual. Essa disciplina deve ser administrada de acordo com seus hábitos e interesses, levando-se em conta que ela é uma pessoa de sentimento e já possui uma personalidade em fase de desenvolvimento que deve ser entendido por nós: os pais.



O que devemos levar em consideração:

a - A individualidade da criança
Cada criança tem o seu mundo individual, nem sempre uma mesma disciplina serve para duas pessoas ao mesmo tempo, cada pai deve entender isso de modo claro, pois não pode haver erro nesse particular. Há criança com temperamento explosivo, outra com temperamento mais calmo; uma se irrita facilmente, a outra quase nunca; uma gosta de sair com vários amigos, outra gosta de poucos amigos. É o seu mundo individual. Como pais e mestres de nossos filhos precisamos conhecer isso.

b - Levar em conta a inclinação da criança

A inclinação é definida como tendência que possuímos. Em um lar nem todos serão médicos ou advogados. Cada um fará a sua escolha, terá a sua tendência própria. O que cabe ao pai é orientar de modo claro, porem mudar essa inclinação é quase impossível. Analisando de perto, nós podemos entender que muitos homossexuais e mulheres afeminadas de nossa sociedade, são frutos de tendência ou inclinação frustrada. Não temos conhecimento psicológico suficiente para explicar essa mudança de comportamento, mas podemos classificar como sendo uma psicose (idéia fixa, loucura).O quanto é importante a disciplina levando-se em consideração a inclinação da criança, caso contrário, estaremos entregando à sociedade uma pessoa mórbida (um doente, enfermo).
Concluindo e reafirmando, a inclinação da criança deve ser estudada cuidadosamente, pois ela faz parte da escolha. Uma escolha frustrada compromete o futuro da criança.

c - Instrução básica espiritual

Essa instrução básica espiritual, é dever e obrigação dos pais transmitir os ensinamentos do caminho do Senhor. Porém nem sempre a escolha é aquela que esperamos, ou que nós pais almejamos. Às vezes são escolhas que nos custam lágrimas quentes, lágrimas de fel. É difícil para mim, como pai, escrever essa frase, mas ela é tão real quanto o ar que eu e você estamos respirando. No entanto nosso dever é instruir a qualquer preço, como nos ensina Dt. 11.19 "Ensina ao vossos filhos, falando dela, assentado em casa, andando pelo caminho, deitando e levantando". Isso é mais que simples disciplina, é transmitir as verdades bíblicas.

2 - Processo contínuo da disciplina

Disciplina é um processo que envolve tempo:
a - Pais tem que fazer a sua parte.
b - Junto com o pai tem que estar a igreja.
c - Junto com o pai e a igreja, está a escola secular.
d - Agência de comunicação e a sociedade em geral.
Dentre os itens acima somente um tem maior ênfase no processo contínuo da disciplina: o pai. Não podemos deixar nossos filhos para somente a igreja disciplinar, nós podemos discipliná-los para a igreja, e não a igreja para nós. Ela é um agente de fonte de educação onde podemos buscar auxilio, primeiramente de Deus e depois com os obreiros treinados para tal tempo.
As escolas seculares, muitas vezes ensinam a educação para morte espiritual. Não vamos entrar em muitos detalhes, mas apenas um. Disciplinamos nosso filhos para enfrentar a vida sexual, a igreja ensina uma vida casta de pudor e santidade quanto ao sexo, no entanto as escolas seculares estão incentivando o sexo numa maneira discreta, na distribuição de preservativos para os nossos adolescentes, afirmando que é melhor prevenir do que correr o risco, porém essa disciplina contribui para a morte espiritual de muitos adolescentes cristãos, que induzidos por essa ideologia inicia uma vida sexual ativa sem pudor e sem castidade. A igreja tem investido muito em missões estrangeiras, mas não tem investido em escolas cristãs para nossos filhos, pois muitas vezes não podemos pagar um colégio cristão que foi preparado para os abastados. A maior missão que posso entender o meu ponto de vista, é fazer missão entre as crianças, filhos de crente que não são crentinhos num adágio bem popular.
Enquanto estamos investindo em grandes programas de missões estrangeiras, estamos perdendo nossos filhos para as agências de comunicações, tais como: radio televisão e a gora, a tão evolutiva e disputada Internet. Esses meios de comunicação têm bombardeado a mente de nossos filhos, principalmente os adolescentes indefesos e indecisos. Nem um ataque terrorista é tão grande, quanto os ataques psicológicos que são propagados pelos meios acima citados, além de muitos outros que deixamos de mencionar, como por exemplo as cabines Sexy para a masturbação, e os sexy shop, que estão invadindo as grande e pequenas cidades. Diante de tudo isso o processo contínuo da disciplina deve ser reforçado, reanimado e lembrado a cada manhã da vida em desenvolvimento da criança e do adolescente.
Devemos moldar nossos filhos para a sociedade moderna, e não moderniza-los para a sociedade, temos a obrigação de entregarmos à sociedade moderna um cidadão preparado, para enfrentar a vida com equilíbrio. Só então serão capazes de transmitir às gerações futuras, a base fundamental de um viver sadio e comprometido com o bem estar espiritual.
No processo contínuo aprendemos ainda que a disciplina deve ser uma regra e não uma exceção, como sendo, hoje não, mas amanhã sim. A disciplina deve ser constante até atingir o objetivo que é controlar a vontade, o que chamei anteriormente de concupiscência. Quando a disciplina, começa bem não haverá nenhuma dificuldade para o controle da vontade. Precisamos entender que os hábitos são estabelecidos na criança bem mais cedo que podemos admitir, assim sendo, a disciplina deve ter seu início antes mesmo da criança fazer o seu primeiro aniversário. Desta forma, criamos na criança a oportunidade de ser governada pelo raciocínio e pela sabedoria. Este é o plano de Deus para o nossos filhos, para que quando atinjam a idade madura, que o escritor do livro de provérbio chama de velho, possam agir sob o seu próprio controle. Tudo isso acontece quando aplicamos o processo continuo da disciplina.

3 - Cuidado especial com a disciplina

Há pelo menos três conceitos básicos da disciplina:

a - Obediência cega e absoluta

Os adeptos dessa disciplina, são aqueles pais que exercem autoridade excessivamente rígida, o filho não tem vez em nada. Essa disciplina faz da criança uma pessoa tímida e incapaz de tomar decisões quando for adulta, é uma pessoa que passa a depender do pai para tudo. O fracasso de algumas pessoas está exatamente nesse processo de educação absoluta e cega que receberam dos pais. Tais pessoas não exercitam o auto controle, sempre estão sendo controladas por alguém. E no mundo em que vivemos, onde os mais sábios subjugam os menos esclarecido e os fortes substimam os mais fracos, essa pessoa torna-se vítima do seu próprio eu controlados e indefesos, e a culpa está no pai.

b - Faça como bem parecer

Neste conceito o pai é neutro, e muito cedo o filho se sente perdido em meio as decisões a serem tomadas, suas opiniões são balançadas e indecisas ficam sem nenhum preparo para a vida. Devemos ser mestres de nossos filhos. Permitir que o filho faça como bem parecer, não é uma afeição, mas uma acomodação.

c - Conceito de Democracia

O presente conceito, é onde pai e filho participam de um relacionamento quase íntimo. O pai explica o porque e como para o filho, o pai se interessa por aquilo que diz respeito ao seu filho, ele trata o filho como pessoa e não como mero objeto. Tal pai tem conhecimento que seu filho precisa de liderança sábia, forte para desenvolver as suas convicções próprias, bons hábitos, incluindo especialmente hábitos cristãos.


III – ADOLESCÊNCIA

Vamos falar de forma bem resumida sobre esta etapa na vida de nossos filhos, uma fase que exige muito cuidado e observação por parte dos pais, tolerando e compreendendo as atitudes que variam de momento para momento.

1 - O que é adolescência

É a fase de transição da infância para a juventude. É uma etapa extremamente importante no desenvolvimento do caráter.
No período da adolescência, a disciplina deve ser ministrada com maior cuidado possível, sendo que nesta fase o desenvolvimento físico é grande e com fortes transformações, tanto externas como internas. Essa é a etapa que chamamos de período de confusões psicológicas para o pequeno jovem que esta se formando. Eles se acham feios em determinados períodos, e bonitos em outros. Há mudança no comportamento intelectual, mudanças físicas que o deixa confuso. Tudo isso acontece nessa etapa da vida chamada de adolescência.

2 - Terror da adolescência

Esse é o período da transformação do corpo, os meninos engrossam a voz e desafinam ao mesmo tempo. Alguns se tornam magros, pernas e braços longos, os baixinhos ficam cheios de preconceitos, e indiferente a atitudes e mudanças para serem homens, porém corpo de criança, é um conflito interno que só o tempo vai mudar. Apetites exagerados em certos momentos, se sentem fortes, capazes e imortais. Em outros momentos sente-se fracos e derrotados, muitas vezes ficam deprimidos, os pais não entendem e nem eles entendem os pais, é onde nascem os conflitos de relacionamentos entre pais e filhos. Há uma guerra psicológica interna. A menina em pouco tempo perde as suas características infantis tomando forma adulta, porém dentro de si sente-se uma criança num corpo adulto, só com o tempo ela vai acostumando como sendo seu de fato.

a - Os meninos

Quanto sofrem esses pequenos jovens nessa fase de transformação interna e externas. O que falarmos das ereções e poluções noturnas (emissão involuntária de espermas), pijamas molhados e lençóis sujos, como explicar isso aos pais, principalmente quando não se tem liberdade suficiente para tocar no assunto. Há pai sem liberdade com o filho, e quando o filho se abre com ele na situação acima dita, tacha o menino de falta de vergonha e relaxamento, esquecendo que ele também enfrentou esse monstro da adolescência. Me lembro muito bem disso , com todo respeito aos meus alunos desta matéria, mas como obreiro do Senhor preciso transmitir experiência, que são provas do que é adolescência. Uma confusão toma conta do pequeno e indefeso jovem, e não encontra liberdade para ser ajudado. É claro que hoje as coisas estão diferentes, mas nem sempre todos os adolescentes e pais, estão preparado o suficiente para essa etapa.
Nesse período desperta o desejo incontrolável pelo sexo oposto, que o leva a prática da masturbação, tão condenada por muitos que nada entendem do assunto, levando o adolescente a depressão, a culpa e ao fracasso, frustrando esses pequenos jovens, que entram em um mundo confuso e se perdem sem esperança de serem ajudados. Pais, eis o grande desafio que está sob sua responsabilidade. Seu filho depende de você, do seu diálogo da sua compreensão, mostre a ele o certo e o errado, se preciso for encaminhe ao pastor, ao sacerdote de sua igreja, ele pode não ser psicólogo, mas pode ter a experiência suficiente para ajudar seu filho, ou até mesmo você, como pai.

b - As meninas

O que falar dessas inocentes meninas, sobre as mudança de seu corpo. Sua primeira menarca que lhe trouxe confusão. Muitas mães nunca falaram sobre isso com sua filha , quando a menarca chegou foi um desespero, um corre, corre sem explicação. Claro que os tempos mudaram, mas muitas mães ainda continua com a mesma mentalidade, fechada e deixando para o mundo explicar essas coisas que parecer anormais, no entanto fazem parte do processo biológico da vida.
Somos os pais modernos, como gostam de chamar os mais antigos. Mas na realidade não somos tanto assim, precisamos conhecer ainda mais. Ainda que de forma leiga e sem muita especialidade: precisamos nos atualizar. O mundo moderno exige de nós: Os pais.
Os jornais, as revistas, o rádio, a televisão, têm publicado diariamente informações sobre o adolescente. Os psicólogos têm se preocupado em escrever livros e mais livros sobre o assunto, sou amante da psicologia voltada para a educação familiar. Por isso falo com convicção, é importante essa fase. O que temos dados de ênfase a ela? Ou disciplinamos os nossos filhos de maneira certa e coerente ou , o mundo lá fora educalos-ão de forma erronia

d - Relação amistosa

Em verdade, as relações com os adolescentes fazem parte de um processo que tem início logo após o nascimento da criança. A forma pelo qual se estabelece o relacionamento com os pais desde a mais tenra idade, é que determinará o tipo de relacionamento futuro.
O pai deve promover o companheirismo com adolescente. Sou pai de três filhos: um menino e duas meninas; reconheço que tenho falhado em alguns pontos, porque nem sempre estamos psicologicamente preparados para determinadas situações, corremos em busca de informações, nas mais diversas fontes. Porém, o que mais me preocupa é ter um relacionamento sadio com meus filhos, procuro ser companheiro e amigo de cada um, sempre temos um relacionamento amistoso. Como pais, precisamos nos preocupar mais com nossos filhos.
Há muitas coisas que estão cortando o relacionamento amistoso entres pais e filhos. Agora ao encerrar este pequeno opúsculo, convido-os a fazer uma reflexão, onde temos falhado ou acertamos.

CONCLUSÃO

Encerramos esta parte com muito carinho como se estivesse falando ao seu coração, lado a lado, sentido as mesmas necessidades que talvez esteja sentido, mas não esqueça: O que seu filho representa para você? Esse será o assunto da próxima lição

Pb. Jaime Bergamim

domingo, 9 de agosto de 2009

DEPRESSÃO A DOENÇA DA ALMA -2º TRIME DE 2009 - SEDE C. G. DO SUL

A DEPRESSÃO, DOENÇA DA ALMA

INTRODUÇÃO:
Há muitos obreiros acham que o cristão não pode ficar deprimido. /será isso verdade ou excesso de santidade ou confiança material.
Como ser humano, estamos sempre passivo de doença orgânicas. Outras doenças são frutos de mente cansada, preocupações, sentimentos e lutas que quase sempre são resultados de paralisação do sistema imunológico, ou seja a elite, batalhão de defesa sistema orgânico humano.
Nesta lição estaremos conhecendo; as causas, sintomas, como enfrentar a depressão e como sair da depressão.

I. AS CAUSAS DA DEPRESSÃO
O que é depressão: é o transtorno depressivo e pode ser:
1. Depressão maior –
2. Depressão unipolar - uma única causa
3. Depressão atípica - aquilo que é anormal – Estado de loucura
4. Depressão endógena – que se desenvolve dentro do organismo.
5. Depressão melancólica – que deixa a pessoa abatida, descontrolada e
Triste.
6. Depressão sazonal – Perca de gosto, do viver e do ser

Resumindo: é doença que afeta o estado de humor das pessoas de todas as idades, deixando-as com predomínio anormal de tristeza.
a. As mulheres são duas vezes mais afetadas.
b. Também em crianças e idosos.

1. Oposição
Exemplo de Elias frente a oposição de Jezabel que tentava matar Elias.
- Elias ficou tão depressivo que intentou fugir.
- Esse era o propósito do diabo, assim bem como hoje, nos frustrar quando
estamos preste a fazer algo importante para Deus.

2. Frustração.
- A frustração leva a desistência – a desistência leva a depressão, porque
causa culpa (reflexo de negligencia e covardia)
- A frustração é a podridão dos projetos nosso.
a. Fracassar diante de algo importante, principalmente na obra do Senhor.
b. Todo esforço pareceu ser inútil.
c. Diante disso a vida perde valor ( melancólica e sazonal)

3. Medo
O medo é defesa próprio do ser humano. Assim quando sentimos a tendência é fugir.
- Foi o que aconteceu com Elias (depressão unipolar – a única causa foi o
medo).
Transtorno bipolar – é tipo de depressão que leva a pessoa ao suicídio.
Esse tipo de depressão, faz pessoa ver coisa que
não existe. Ex:
a. ver a o apartamento pegando fogo e se jogo do terceiro andar.
b. Ver uma criança como se fosse uma boneca e jogar no fogo ou no lixo.
4. Angústia
- Problema de difíceis soluções.
Ex: Perca de emprego, falecimento de parentes
Angústia leva até o desejo de morte e quando não ao suicídio:
Ex. Jo 3.11 “ Por que não morri ao nascer? Por que não expirei ao vir a
luz?
Quase sempre angústia nos leva aos por quês da vida.


II. REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO
1. Fugir
A primeira reação frente a depressão é a fuga, como se ela fosse a solução para o problema:
- Moises fugiu para Mídia.
- Davi fugiu, e alem de fugiu de louco – I Sm 21.13 (se contrafez, ou seja
imitou).
- Jonas fugiu.
- E, eu e você será que nunca fugimos ou vamos fugir alguma vês?

2. Esconder
Elias – combateu a idolatria, fez chover, depois foge e esconde de um sistema governado por Jezabel.
- Isso nos ensina que, pos mais forte e usados que somos por Deus um dia podemos senti- Isso nos ensina que, pos mais forte e usados que somos por Deus um dia podemos sentir medo, esconder e fugir como fez Elias.

3. Desistir
Certa feita eu passava por uma grande luta e disso, vou para, vou ficar quito no meu canto, vou trocar de ministério, estou casado.
Desistir nunca foi a solução
- Deus chama Elias: o que faz aqui Elias?
a. Elias já tinha deixando o moço, perdeu o desejo de comunhão
b. Foi para oi deserto, afastou ainda mais da presença de Deus.
c. A depressão priva o nosso relacionamento com os irmãos e com as
pessoas.




III. ENFRENTADO A DEPRESSÃO
1. Confiando firmemente no Senhor
Descansando no Senhor Deus .
Confiando que o Senhor jamais nos abandona.

2. Orando e Jejuando
- São as armas poderosas para vencermos a depressão.

3. Autocomisseração ( compaixão de si mesmo)
Elias disse: Matarão todos os seu profetas, só eu escapei. Como Elias estava enganado.
Ainda havia sete mil alem de Elias que se dobraram diante de Baal.

4. Entregando a vida e mo futuro a Deus.
- Os jovens tem muitas preocupações com o futuro: Ex. casamento, vida
profissional, bens e outros. É dever nosso preocuparmos sim, mas nunca
esquecer que a nossa vida está escondida em Deus. Descanse nele.


IV. SAINDO DA DEPRESSÃO
1. Restauração física
O anjo alimentou Elias, mas ele voltou a dormi, reparou os ânimos.
As vezes a pessoa está deprimida por falta de suprimento físico causado por problemas – Mais uma vês, descanse no Senhor, confia nele, no mais ele tudo fará.

2. Mudança de ambiente.
Elias sai do deserto de berseba e vai a Horebe, 300 Km de distancia. Aqui não mais fuga, mas direção de Deus. Porque Deus poderia ter alimentado Elias e feito voltar a enfrentar Jezabel, mas não o fez porque sabia que Elias não estava preparado emocionalmente.
O ambiente no qual Deus guardou Elias era propicio para o relaxamento físico e mente.
Deus deu umas férias para Elias.
As vezes até uma mudança nos moveis em casa muda o trajeto de nosso dia-a-dias, fazendo ambiente mais alegre, e isso, faz bem para a saúde.
A minha esposa de vez enquanto ela muda os moveis da sala, dos quartos e até da cozinha. O ambiente fica até mais alegre. Uso dizer que fica até mais rmantico. Tira aquele estresse da rotina.
Então a melhor coisa para evitar o estresse e pó fim a depressão é mudar a rotina.
Até o meu escritório domestico, eu mudo de vês enquanto.



3. Bem estar espiritual.
Imagina Deus falando com um homem na caverna. Porem, Deus precisava dar um novo sentido a vida de Elias.
Elias sai da caverna com uma nova percepção do seu Deus.
A sua frustração, seu desanimo, seu sentimento de desistência, medo e angustia, foi substituído pelo bem estar espiritual trazido pelo fresco da brisa suave do grande amor Deus que sussurrou na porta da caverna do desesperançada Elias.


CONCLUSÃO
Talvez, nessa manhã de domingo (escola dominical de 27/07/08) a sua situação não seja diferente de Elias, mas não esqueça que, o mesmo Deus de Elias poderá fala com voz mansa e delicada perguntando, o que fazes nessa manhã meu servo?
Deus nos abençoe em Cristo Jesus.

Prof. Jaime Bergamim
Escola Dominical – Campina Grande do Sul
Classe de Jovens -

ELIMINANDO EVETUAIS PROBLEMAS NA ESCOLA DOMINICAL

Apresentação

Ao Longo da minha caminhada eclesiástica, marcado pelo ministério do ensino, tenho observado inúmeras prática não cabível para um departamento tão importante como é a Escola Dominical.
Com o crescimento do conhecimento humanos nas mais diversas áreas, cabe a nós ministros e mestres ou ensinadores e educadores cristão mantermo-nos atualizados, e sempre em busca incansável de recursos didáticos e pedagógicos, para melhor servir o nosso público evangélico.
Pensando nisso e a convite de um amigo obreiro, para ministramos um ensino ao corpos docente da Escola dominical de sua Igreja, realizado no dia 25 de Junho de 2006, tomamos a liberdade de escrever esse assunto
Portanto, “eliminando eventuais problema na Escola Dominical”, é mais que uma necessidade, é dever nosso.


Agradecimento

Agradecemos ao Ev. Lourival de Assis, abnegado servo do Senhor, amigo e companheiro incansável, mestre e conselheiro em muitas horas, pelo apoio que nós tem dado ao longo de aproximadamente três anos que estamos ministrando o “Ensinai” - Curso Ministerial Teológico, que já tem a sua primeira turma formada por nós no ano 2005.
Ao irmão Lourival, os meus apreços de elevada estima e préstimo. Esperamos ainda, contarmos muito com seu apoio num tempo considerado trabalhoso, onde poucos procuram investir em colega de ministério, tal vez sua pessoa seja uma exceção.

“Os que não formam obreiros, nunca terão sucessores; Se não terão sucessores, seus nomes serão apagados da história, deles ninguém se lembrarão”.


Recomendação


Os assuntos aqui tratados, são mais experiências pessoas vivida, e também fruto de pesquisa feita com colegas de ministério, portanto qualquer critica deverá ser endereça ao autor pelo seguintes endereços:

Pb Jaime Bergamim
Fones: xxx (41) 3663.1017 – Cel xxx (41) 9668.4693

E-mails:
Jaime@novagne.Com.br ( comercial )
pbjaimebergamim@ibest.com.br

Sua critica nos ajudará em próximas matérias a serem escritas.
Participe, de sua sugestão, colabores.




PREPRAÇÃO DE SUPERINTENDENTES E PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL

I – SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

1 – Função do superintendente
- Averigua a atuação dos professores na classe.
- Averiguar o desempenho do professor.
- Estimular o professor iniciante.
a. Orientar o professor antigo, a não intimidar o professor iniciante.
b. Orientar o professor antigo a se comportar frente ao professor iniciante.
c. Preparar outros novos professores.
É lamentável que a maioria dos superintendentes de nossas Escolas Dominicais, não possui o mínimo de conhecimento nesta Área.
Um grande problema de nossos ministro é usar nepotismo, ou preferência para determinados cargos na igreja. Quanto vezes, pessoas bem preparadas ficam a mercê do ministério, quando poderiam ser usado o seu potencial. É preciso revermos essas situação em muitos casos.
Atuo na área do ensino da escola dominical e cursos Teológico a muito tempo, e tenho acompanhado essas negligencias.
O superintendente da Escola Dominical, precisa ser uma pessoa bem preparada para desenvolver com habilidade a função a ele conferido. Porém existe igrejas de bom portes com membros de cultura secular até boa, que tem na frente da escola superintendente desqualificado para tal cargo.

d. Apresentar relatórios mensal e trimestral ao pastor.
O superintendente deve manter o pastor informado do andamento da Escola, apresentando os resultados positivos, ou mesmo negativo, para contar sempre com ajuda e orientação do pastor.
e. Auxiliar o professor na suas necessidades pedagógica, se possível saná-las.
Você superintendente tem essa qualidade, o que você tem feito para melhorar o quadro de professor da sua igreja?

2 – Comportamento do superintendente

a. Verificar se os professores não estão bombardeando a classe com temas de usos e costumes.
Isso sempre acontece com professor despreparado, e principalmente aquele que pouco sabe de costumes culturais a luz da Bíblia.
b. Como se comporta o professor mais antigo em relação professor iniciante.
1. Medo do iniciante estar sobressaindo.
Essa é uma questão muito séria. Não basta ser um bom teólogo se nunca teve oportunidade para ensinar.
Pela misericórdia de Deus já tenho alguns filhos no ministério. Um deles hoje é pastor no campo missionário na Argentina, dois outros são pastores no interior do Paraná, nem por isso me sinto diminuído. Deus chama servos para trabalhar como rei.

2. Professor do sexo oposto – Discriminação ou machismo.
Existe alguém que não aceita irmã para ensinar a uma classe
de homens. Já trabalhei ao lado de uma irmã que é uma exime professora, e sempre nos acertemos bem.

3. Respeitar o professor mais jovem, se for o caso.
- Os mais velhos precisam aceitar a idéia do mais novos.
Os mais novos estão cheios de idéias, tem um ministério inteiro pela frente. Todas as idéias são bem vindas, e as melhores serão escolhidas.
f. Os mais novos precisam aceitar a experiência dos mais velhos.
As idéia surgem, mas as vezes falta a experiência para saber como por em prática. Isso acontece em todos os seguimentos da vida.

3 – Compromisso do superintendente frente a Escola Dominical

c. Manter-se sempre atualizado:
a. Participar de Seminários e simpósios – caso contrario, ele será cada dia , menos superintendente.
b. A falta de atualização do superintende compromete o crescimento da Escola Dominical, e também do corpo docente da mesma.
c. A falta de atualização do superintendente desmotiva o corpo docente da Escola Dominical.
d. Ele deve ser o primeiro a buscar recursos para atualização do corpo docente da Escola , não apenas enviando, mas indo junto.
Quando eu morava no interior do Paraná, tínhamos dificuldades para buscar conhecimentos através de cursos, a internet não era moda. Nesse tempo aos meu vinte anos de idade já superintendia a Escola Dominical, mas quantas vezes busquei recurso em apostila e livros emprestado, pois não tínhamos condições de comprar.
Hoje temos as mais diversas fontes de recurso, e as vezes temos até uma mini biblioteca em casa, no entanto temos mais superintendente despreparados. É lamentável e vergonhoso, mas é uma realidade, querem crescer a custa do nada. Tudo na vida tem um preço, e quase sempre é caro.
Como dissemos, muitas vezes é porque é amigo do dirigente ou pastor da igreja. Muito cuidado, essa amizade pode levá-lo ao fracasso mais tarde. Crie você mesmo base, não suba de elevador, conte os lances da escada e veras como é sublime as gotas de suor que ficaram pelo caminho da subida. Chegue ao topo , aviste a terra e entre nela.


II – PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

1 – Função do professor
d. Ministrar com conhecimento e sabedoria:
a. A Aula é um momento de transição organizada.
Não são poucos os professores que agem desorganizadamente frente a sua classe.
b. O aluno não consegue absorve o ensinamento de forma desorganizada.
Só existe dois motivos para o aluno não participar da aula: O professor é desorganizados no transmitir o ensino, ou não sabe o que está ensinado.
c. Conheça detalhes de cada ponto da lição a ser ensinado.
Fazer uma mexida inteira da lição e jogar para a classe, é a forma mais fácil de lecionar, mas não é o método pedagógico de ensino, e não são poucos os professores que fazem isso.
d. Vá alem da lição.
Mas não muito, devido o tempo que dispomos para o ensino.
e. Pesquise e descubra coisas novas para seus alunos.
A lição é um manual, e não apenas um texto para ser lido. Busque, descubra o que o escritor quis dizer. Veja os significados das palavras, até mesmo nos seus originais o que ela quer dizer. Nós temos três palavras enigmática que muitos professores despreparados se arrebentam com elas, as quais são: Amor, inferno e céu. O que essas palavra dizem no originais, muitas vezes não tem nada a ver com o texto que estamos ensinado.

f. Organize o tempo.
Tem professor que só ensina um ponto da lição. Ele revela duas coisas: Falta de preparação da aula, ou não conhece os demais pontos.
g. Nenhum Professor é obrigado saber tudo, mas pelo menos o conteúdo mais importante da lição.
Seja humilde, consulte colega de ministério. Já alimentei algumas pessoas com material de Escola Dominical. Recentemente fui abordado por um professor que ia ministrar para os professores no sábado. Porem, isso, exige humildade da parte do ministro para aprender. Já liguei muitas vezes para colega de ministério antes de me apresentar a frente de uma sala de aula, ou até mesmo do púlpito para pregar. Nunca julgue saber tudo, quando está mandando o povo com fome para casa. Vezes o telefone toca e você atender é um irmão que ficou com fome do assunto ensinado por um professor que não o satisfez.

e. Expor o assunto ou tema proposto para aquela ocasião.
a. O professor não deve desviar o assunto ou tema, substituindo por outro qualquer. Se é sexualidade fale sobre ele. Se é Casamento ou família da mesma forma.
b. Quando o professor substitui o tema, deixa a impressão que não conhece o assunto a ser ensinado.

2 – Comportamento do professor:
f. Público alvo
1. A que grupo de pessoa vou falar.
Cuidado, sua classe não é de adolescentes, então respeite-os como adultos. Para cada faixa etária existe uma maneira de ensinar.
2. Como tornar mais dinâmica a minha aula.
Não fique plantado em enfrente os alunos, movimente –se de
um lado para outro. Desperte o interesse de seus alunos. Seja
espiritual quando o assunto for propicio.
3. Como melhor aproveitar o tempo que disponho.
a. Nunca use ilustração além do necessário.
Ilustrações são como janelas em edifícios. Se for muitas compromete a estrutura do mesmo. Assim, muitas ilustrações pode comprometer o objetivo da lição. Seja sábio, usa-as no momento certo.
c. Evite muitas experiências pessoais, mas use sempre quando for necessário, pois elas podem transmitir confiança aos que ouvem.
d. Experiências são boas, mas quando enquadra dentro do assunto.
Não use experiências conjugais, quando o assunto é batismo com Espírito Santo.

3 – Compromisso do professor frente a Escola Dominical
- Estar sempre preparado
a. Preparação geral:
O professor deve ser um estudante continuo – I Tm 4.13 – Paulo fala a Timóteo “Persiste em Ler”

b. Preparação específica
É a preparação da própria lição do domingo ou dia que vai ser ensinada a Escola Dominical. Se possível, faça um esboço ou resumo a parte para ser seguido durante a aula.
c. Ler todo o conteúdo:
Repassar a lição resumindo o assunto de cada ponto a ser ensinado, conforme citado no item anterior.

d. Preparação pessoal
- O professor não deve comparece diante da classe simplesmente para despejar conhecimento.
- Como servo de Deus, ele comparece para transmitir conselho.


III – O PROFESSOR ALUNO

1 – Dificuldade para aceitar que alguém sabe mais que eu.
É muito comum sempre termos alguém iniciando o ministério do ensino em nossas igrejas. Como deve se comportar o professor experiente frente a um professor iniciante.
a. Procure deixar que ele desenvolva sua aula naturalmente, sem inibi-lo.
b. Evite mostrar que sabe mais que ele.
c. Ajude-o quando for necessário, mas nunca tome frente da sua aula.
d. Nesse momento você é aluno, e não mestre. Caso contrario, você poderá frustrar e comprometer o ministério de ensino do futuro professor.

2 – Comprometimento ético e hierárquico.
a. O professor aluno, deve manter a ética e respeito pelo seu colega de ministério, evitando discussão de temas polêmicos, ou perguntas para testar o professor em exercício.
b. É constrangedor, e anti-ético e hierárquico, colocar em apuro o professor, fazendo pergunta que você mesmo deveria responder.
e. Entre no assunto quando for convidado, ou lhe der a oportunidade.

3 – Exibição de conhecimento:
Faça isso na aula que você estiver ensinando, o que não é recomendado a um bom professor, uma vez que não se deve exibir, mas ensinar com firmeza, inteireza e sabedoria para o crescimento espiritual da classe.
É reprovável a quem quer que seja atitude de exibicionismo. Lc 24.29-32 - “As nossas palavras ungidas pelo Espírito Santo”, devem arder nos corações de nossos alunos, e leva-los do eventual desânimo a uma vida autêntica de fé e confiança no Senhor Jesus, o que nenhuma exibição de mero conhecimento é capaz de fazer. Pense nisso.

IV – COMO E QUANDO EXCLUIR UM ALUNO DA FICHA DE CHAMDA DA ESCOLA DOMINICAL.

1 – Passo a passo
Estamos sempre fazendo campanha para matricular novos alunos na EBD, o que é um trabalho árduo, tanto do pastor como da superintendência. O pastor faz campanha todo domingo e matricula um certo numero, no domingo seguinte a superintendência elimina o dobro da ficha de chamada.
Alguns pontos a considerar
Antes de excluir qualquer aluno da EBD, é necessário que tome alguns cuidados:
a. Envie a equipe de visita da EBD, ou mesmo convide
alguns alunos para realizar tal visita.
b. Verifique se o mesmo está em uma classe compatível com a sua
idade. Ex: Temos algumas pessoas com certa idade que são alunos na
classe de jovem. Entendemos que não há nenhum erro, mas quase
sempre inibi o aluno jovem, quando isso, não torna motivo de
zombaria.
Outra coisa interessante é a maturidade do aluno. Tem alunos adolescentes que já fazem curso de Teologia na sua igreja, e o seu professor infelizmente não está preparado a altura dele, o que gera desinteresse pelo ensino que é inferior ao seu conhecimento. O que fazer? É preciso muita prudência por parte do superintendente, e conhecimento de certas áreas de psicologia, para não criar espírito critico ou grau de superioridade no aluno. Vejamos que, tudo que o aluno quer é aprender. O ensino fundamental está investindo na pedagogia para preparar professores para trabalhar com aluno subdesenvolvido, e em alguns lugares já existe classe separadas para tais alunos. A maioria de nossas igrejas não possuem espaço físico para lidar com essa situação. Então como fazer? Isso fica a critério de cada corpo docente como resolver. Tenho minha idéia particular, porem não vou expor em escrito, estaremos sugerindo em sala de aula com orientações complementares.

c. Como eliminar o aluno da chamada da EBD por faltas:
Não existe um método básico para isso, até porque, temos que levar
em consideração a lei do amor, e principalmente quando a revista da
EBD e paga pelo aluno. Até os colégios particular evitam reprovar
alunos que os pais pagam suas mensalidades, e porque não falar dos
respaldos que a lei juridicamente dá para evitar a repetência. Estamos anexando a essa apostila algumas respostas que recebemos referente uma pesquisa que fizemos no portal da Escola Dominical – Sala dos professores setor de pedagogia no www.escoladomincal.com.br, entre elas a do Dr. Caramuro Afonso Francisco, comentarista das lições de dicas semanal que auxilia os professores. Veja o que ele disse:
Seja paciente, a exclusão do aluno deve se dar única e tão somente depois que lhe for feita um visita e ficar demonstrado claramente que o aluno não deseja mais ser aluno da EBD. Assim, o ideal é que , terminando o trimestre, verifique que o aluno está faltoso ou ausente, seja durante o trimestre seguinte, contactando insistentemente para que volte a freqüentar a EBD, usando todos os meios possíveis para que volte a freqüentá-la. Se mantido a ausência total durante o trimestre, ai, sim, no trimestre seguinte, deve ser retirado da relação dos alunos. Sempre que houver pedido de rematrícula, ele deve ser imediatamente feito. A EBD deve evitar alterar sua relação de alunos durante o trimestre, em termo de exclusão, somente fazendo para inclusão. A voluntariedade da presença é uma das pedras de toque da EBD, e não podemos ficar fazendo exclusão durante o trimestre (veja o anexo, além desses outros comentários). Portanto, o máximo de cuidado deve se tomado para evitar exclusão, devemos respeitar a individualidade do aluno, pois nem sempre sua atitude e voluntária, precisamos analisar cada caso individualmente, levando em consideração a ética, a moral, o sentimento, e acima de tudo espírito amoroso que todo bom superintendente e professor da EBD deve conhecer em abundancia.

CONCLUSÃO

Queridos irmãos, superintendentes e professores, alertamos a todos para atentar para aquilo que é mais importante no nosso ministério: “Zelos” , (Procure o dom que há em ti e zele por ele) . I Pe. 4.10 “Cada um administre aos outros o como recebeste, como bom despenseiros da multiforme graça de Deus. Maldito o homem que faz a obra relachadamente. Se você não se enquadra no perfil do que estudamos, é bom que comece se preparar, caso contrario coloque seu cargo a disposição do ministério local, pois não estas apto para fazer a boa obra.
Nosso interesse, aqui, não é mostrar que somos dono da verdade, mas ajudá-los com a nossa experiência e conhecimento adquirido ao longo do ministério de ensino que Deus tem nos dado,e aquilo que adquirimos nos bancos de escolas teológicas procuramos repassar de forma simples e humildade, sem espírito de prepotência ou de sabe tudo.

Pb. Jaime Bergamim
Colombo – Paraná – Brasil

Anexo da pesquisa feita
Escoladominical - Sala dos Professores
COMENTÁRIO(S)
Autor Pergunta

Jaime bergamim
09/10/2006
freqüência da escola dominical
________________________________________
gostaria de saber dos senhores pedagogos e orientadores educacional; com quantas ausência sem justificativa dentro do trimestre, se pode excluir o aluno da folha de freqüência. - se pode fazer isso antes do encerramento do trimestre ou - se o aluno for realmente exclcuilo da folha de freqüência, e logo em seguindo o mesmo pedir sua rematrícula poderá ser feito antes do inicio do trimestre seguinte. - em fim, como lidar com uma situação assim. Jaime bergamim

Autor Resposta

Antonio pires da Silveira Souza
09/10/2006
querido, a paz do senhor. aqui em minas, não usamos excluir alunos faltoso, mas segundo nos ensina a palavra de deus em i Ts. 5 - 12, usamos visitar ao aluno e ajudá-lo, se tiver algum problema pessoal para que ele possa voltar a freqüentar a EBD freqüentemente. abraços

Célio Roberto
09/10/2006
não exclua o aluno, mas faça uma visita o e traga de volta a sala de aula.


Tome da Silva Oliveira
09/10/2006
caro irmão, na igreja que freqüento e sou pela misericórdia de deus, professor, usamos o seguinte critério: - o aluno que tiver mais de 50% de falta no trimestre, não matriculamos ele no próximo trimestre; - caso ele venha a freqüentar as aulas no trimestre seguinte ele entra como visitante, e neste trimestre observamos a sua freqüência, caso seja boa, então voltamos a rematriculá-lo no trimestre seguinte. - temos também uma preocupação, pois quando o aluno começa a faltar muito então designamos uma comissão de alunos para visitá-lo e animá-lo a voltar a freqüentar as aulas da escola dominical. - o corte do aluno é somente em caso extremo com mais de 50% de falta. outra coisa que usamos em nossa igreja é que cada aluno recebi a sua revista de graça, pois as ofertas são suficiente para as revista do trimestre da igreja. devemos ter sempre em mente que o aluno é peça prioritária na escola. que deus te abençoe e te oriente melhor.

Caramuru Afonso Francisco
10/10/2006
querido, seja paciente. a exclusão do aluno da freqüência deve se dar única e tão somente depois que lhe for feita uma visita e ficar demonstrado claramente que o aluno não deseja mais ser aluno da EBD. assim, o ideal é que, terminado o trimestre, verificado que o aluno está faltoso ou ausente, seja, durante o trimestre seguinte, contactado insistentemente para que volte a freqüentar a EBD, usados todos os meios possíveis para que volte a freqüentá-la. se mantida a ausência total durante este trimestre, aí, sim, no trimestre seguinte, deve ser retirado da relação dos alunos. sempre que houver pedido de rematrícula, ele deve ser imediatamente feito. a EBD deve evitar alterar sua relação de alunos durante o trimestre, em termos de exclusões, somente o fazendo para inclusões. a voluntariedade da presença é uma das pedras de toque da EBD e não podemos ficar fazendo exclusões durante o trimestre.


Pb. Jaime Bergamim
Prof da E B D – Templo Sede – Campina Grande do Sul – PR
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo