sábado, 12 de dezembro de 2009

DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVA

Texto: I Cr. 16. 7-14

INTRODUÇÃO

Durante todo este trimestre estamos estudando sobre os feitos de Davi, ou seja, a sua história. Para mim, o ponto mais cruciante da historia de Davi está na restauração do culto a Jeová, com volta da arca para Jerusalém.
Estudando toda a historia desde a tomada da arca no tempo de Eli, vamos perceber que Israel ficou aproximadamente 60 anos sem a presença da arca. Ela era o objeto de culto de Israel, pois representava a presença de Deus com o povo. Quando arca é tomada de Israel ( I SM. 4. 18-21), e que nasce o menino da nora de Eli, deu a ele o nome que significa; foi se a Gloria (Icabô).
A preocupação de Davi era então, trazer de volta a Arca e restaurar a adoração a Deus. Isso ficou bem claro na lição de 7, a expansão do rei davídico no terceiro ponto.
Davi, quando a Arca entra em Jerusalém, ele se descobre das vestes reais e dança na presença do Senhor.

I. O CULTO E O SEU PROPÓSITO
1. Adoração.
Todo culto deve ter um único propósito, a adoração ao Senhor.
- Será que hoje estamos oferecendo a Deus culto com verdadeira adoração, ou estamos apenas apresentando uma distração inocente quando ofereceremos nosso culto a Deus?
A nossa adoração, deve ser um culto racional, com inteligência, e não sacrifício de tolo (Rm 12.1)

- Exste adoração sem santidade, mas não é adoração verdadeira. Existem falsos adoradores que têm somente aparência de piedade; Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” Tm 3.5).
- Esses oferecem seu culto para seus próprios deleites, mas não para agradar a Deus.

- Existe adoração com a letra da lei, mas não com o espírito da lei. A igreja de Efésios que era uma igreja com doutrina verdadeira, não foi corrigida por zelar pela doutrina, mas por não incluir o espírito de adoração em sua doutrina. A doutrina sem a verdadeira adoração, tornam- se paginas velhas e gastas sem valor espiritual.

- O que significa adorar? É reverência, veneração a uma divindade, render culto, prostrar, ajoelhar.
No Antigo Testamento, adoração era definida como ajoelhar ou prostrar-se. Em o Novo Testamento significar beijar a mão de alguém para mostrar reverencia.
Adoração no Hb. Sãhâ, e no Gr. Proskyneo- ambas quer dizer a mesma coisa; prostração e reverência.

2. Comunhão.
Depois de adorar no culto, Davi repartiu o povo e toda a multidão de Israel, desde de homens até as mulheres, e cada um deu um bolo de pão, um pedaço de carne e uma porção de vinho.

- Com isso Davi estava dando uma lição fraternidade que precisava haver entre os verdadeiros adoradores.

- Na Nova Aliança, isso deve ser mais forte ainda, conforme vermos em Ato 2.42 “... Perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

A igreja do século XXI, infelizmente, esqueceu essa prática. A comunhão entre os irmãos parece que desapareceu do seio da igreja, nem entre os departamentos parece não haver mais comunhão, e assim, a adoração se tornou objeto de autopromoção e satisfação de ego pessoal.

O púlpito se tornou passarela de moda, e concorrentes para ver quem canta ou pregar melhor. É adoração sem Santidade e acima de tudo sem a verdadeira comunhão. Voltemos aos marcos antigo.

II. O CULTO E SEUS UNTENSILIOS
1. O altar do holocausto e do incenso.
No Antigo testamento, o altar do holocausto era aonde se derramava o sangue de um animal inocente para expiação de pecado. Toda atenção do culto naquele momento estava voltado para o animal que morria no lugar do pecador. Diz que, na dispensasão antiga, um bilhão de cordeiros morreu por causa do pecado de homens
Na nova aliança, nós temos um único cordeiro que morreu por bilhões vida.
João 1.20 diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Assim a nossa adoração como objeto de culto deve estar voltado unicamente para Jesus.

2. Arca
Como já dissemos, ela era a presença de Deus para com o povo, mas no entanto, em determinado momento, a arca tornou um amuleto. O povo passou a ter a arca como um objeto qualquer, sem dar a ela o devido valor como utensílio de culto.
Levaram a arca para o com o campo de Batalha, quando na verdade a arca na poderia ter saída de Silo. O único período que Deus permitiu que arca ficasse fora do tabernáculo, foi durante a peregrinação no deserto. Simplesmente a arca sem a obediência não tinha nenhum valor espiritual; Alias, se transformaria em maldição como no caso da sua tomada pelos filisteus e por Usa, quando tocou irreverentemente nela.

O que me chamou atenção neste ponto, foi a narração bem apropriada pela comentarista da lição “Nada adianta o barulho sem poder, de nada adianta o objeto sagrado se não há obediência por parte de quem o conduz”

Nos dias atuais – o utensílio de culto que deveria ser a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, passou a ser meros movimentos de pseudos avivalistas, que desprovido da verdadeira adoração conduz o povo a êxtase espiritual, e o povo acostumam com isso congregando nos dias de festa e confraternização, por que a sua adoração esta centra no emocionalismo, e não na reverencia e santidade que verdadeiro adorador deve ter.

III. O CULTO E A SUA LITUGIA
1. A liturgia na velha aliança.
Sabemos que significava serviço publico, que era conduzido por levitas, homem pelos quais foram escolhidos por Deus para o exercício do culto, uma vez que o culto judaico evolvia vários elementos e cerimônias.

No entanto nos dias atuais, a liturgia tomou um nova roupagem e passou a ser designar a linguagem, o cântico e o gesto e parâmetros usados no culto cristão.

Na igreja primitiva, a liturgia era simples, e estava baseado na leitura da bíblia, na oração, recitação de Salmos, cânticos de hinos e expressão carismática do Espírito Santo.

Aparentes contraste que há entre a antiga aliança e nova, foram apenas mudanças de paradigmas, ou seja modelo ou padrão.

Na Antigo aliança, a adoração era centrado no templo, na Nova Aliança, os verdadeiros adoradores adoram o pai em espírito e em verdade (Jô 4.23).

CONCLUSÃO
Precisamos restaurar a verdadeira adoração a Deus. Precisamos deixar o formalismo religioso que tem ocupado o lugar da verdadeira adoração. O onde o real foi substituído pelo formal. Precisamos trazer a arca de volta. Muitos Usas tem morrer. A arca não podia ser conduzida de qualquer maneira, assim como o nosso culto dever ser conduzido em referencia e com raciocínio, tendo sempre em mente a pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

Um comentário: