sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A EXPANSÃO DO REINO DAVIDICO

Texto 2Sm 5. 6-10
INTRODUÇÃO

Qual foi o grande segredo de Davi ser vitorioso, embora enfrentando inimigos ferozes, familiares e governantes?
O grande segredo era que Davi consultava a Deus antes de tomar as suas próprias iniciativas, e só agia na direção de Deus.
Suas conquista, acima de qualquer mérito estava as mão do Senhor dos Exércitos.

O Senhor Deus é chamado de Senhor dos exércitos devido ás batalhas ganha por Davi. Por isso Davi o chamava de Senhor dos exércitos.

As lutas de Davi contra os inimigos havia sempre um propósito; eliminar os povos inimigos da terra e banir a idolatria de Israel, restaurando a adoração a Deus, restaurando o centro de adoração que havia sido descententralizado, pelo menos é o que parece de acordo com os acontecimentos histórico que vamos conhecer durante o estudo desta lição.

Verdade Prática:
Segredo das vitórias de Davi, era a benção de Deus sobre ele.
Davi trouxe melhoria para o povo
Melhorias políticas
Melhoria para o centro de adoção a Deus. Estabeleceu em Jerusalém o local de adoração a Deus, até então se encontrava em lugar incerto.

I. NOVA SEDE DE UM NOVO REINO
1. Jerusalém e sua posição estratégica
Logo que Davi unificou os reinou e foi empossado como rei de todo Israel, eea toma a decisão de conquistar Jerusalém.
A cidade ficava em lugar alto. Eis a razão para a expressão “subia a Jerusalém”.

Davi precisa de um lugar para deixar os velhos, as crianças e as mulheres, enquanto ele partia para conquistar as terras.

Por outro lado, Davi percebeu que não estabelecer a capital muito para o norte, por exemplo em Siquem ou Silo, pois isso poderia ser interpretado por Judá como uma traição aberta, muito menos em Gibea, pois ela tinha sido a cidade de Saul, e lembrava tudo que trazia repulsa a Judá.

A tarefa de Davi era encontrar um lugar central e que fosse ao mesmo tempo neutro. Assim, Jerusalém seria melhor escolha, a maior, mais impressiva e mais estratégica, centralizada em toda região central.

Por dois mil anos aproximadamente antes de Davi , o monte Ofel tinha sido chamado por vários nomes, sendo o mais popular Jerusalém.

A cidade de Jerusalém, já existia no tempo de Abraão, que é confirmada pelo texto de Ebal, e sem duvida pela referencia a Salem, cidade do rei-sacerdote Melquesedeque (Gn.14.18).

A conquista de Jerusalém deu de forma muito simples, se olharmos com os do presente século.
Como toda cidades em Canaã, Jerusalém também era murada, e por sob a sua muralha tinha um passagem vertical de água conectada a um túnel ligada a um fonte subterrânea fora das muralhas, sendo um sistema necessário para o povo que vivia dentro da cidade.
No entanto, essa passagem vertical representava perigo, já que permitia acesso ao interior da cidade. Certo é que Joabe encontrou o túnel e invadiu a cidade. Assim ele se tornou herói por abrir a cidade para a conquista de Davi.

Em Israel estava o Monte Orfel, que veio ser conhecido como monte Sião ou cidade de Davi.Ali Davi reconstruiu as fortalezas para o oriente, expandiu a cidade multiplicando o seu poder defensivo. Davi, não só conquistou Jerusalém, como outras cidades Cananéia, afim de que pudesse promover a infra-estrutura urbana necessária para conduzir Israel de um estagio tribal para um estado monárquico digno.

Davi transformou Jerusalém num centro religioso histórico até os dias presente, e será também na era milenar, e se tornará a metrópole de todo o mundo e terá de muito esplendor.

2. Importância histórica de Jerusalém

Cidade de Davi - Essa é alguma referencia no Antigo Testamento. Por isso de sua grande importância no contexto histórico do novo testamento

Cidade do Grande Rei – Uma referencia ao Rei dos reis, o seu Deus todo poderoso que colocará nela durante o reino milenar , eu trono.

O templo – La estava o templo construído por Salomão, filho de Davi.
No tempo de Davi, o templo não existiu. Após Davi edificar a cidade projeto realizado por arquiteto e construtor fenícios sob a ordem de Hirão, rei de Tiro, que era filho de Abibael que reinou em Tiro nos ano de 971 a 931 a.C. Porem tudo parece é que a construção do tabernáculo tenha ficado para o fim do reinado de Davi.

O Tabernáculo foi construído sobre o monte Sião, depois que Davi construiu a casa para si. Ele prepara a tenda e traz a arca para dentro dela.
Deus não permitiu que Davi construísse o templo, mesmo quando Natã consultou o Senhor Jeová, ele não autorizou por ser Davi um homem que derramou muito sangue.

Centro de Culto ante de Jerusalém

O santuário em Silo havia sido deteriorado espiritualmente e moral, como fica clara a historia de quando a Arca foi tomada pelos filisteus.
A arca ficou muito tempo em Quiriate-Jearim na casa de Abinadabe, e depois mais três meses na casa de Obede-Edom.

A adoração, bem provável que era realizado em Nobe, onde um descendente de Eli, chamado de Aimeleque , era o sumo sarcedote. Esse sacerdote deu os Pâes da propriação a Davi (I Sm 22.19).
Nesse tempo, Samuel havia se afastado do tabernaculo, passando oferecer culto nos lugares sagrados e nos altos das montanhas.
A razão para o afastamento de Samuel do tabernáculo, estava no fato de Saul ter apropriado dele, e depois que Deus rejeitou a Saul, Samuel procurou se afastar de tudo que estava relacionado com Saul, inclusive o tabernáculo (I Sm 15.34,35). No entanto, fica claro que havia centro de Adoração em algum lugar. Uma possibilidade é Mispa que localizava oito quilometro da capital.

Comparação entre Jerusalém terrena e Jerusalém espiritual

II. UM REINO CRESCENTE DESPERTA INIMIGO

1. Um período de conquista
A primeira luta de Davi após conquista Jerusalém, foi contra os amonitas e seus aliados arameus
Davi derrota os Jebuseus que eram habitantes de Jerusalém, logo em seguida os filisteus souberam da noticia da unção Davi como rei de Israel, levanta também contra Davi.

Davi feriu os filisteus desde Geba até Gezer (2 Sm 5.22.25)
Antes Davi consultou o Senhor se subia ou não. O Senhor mandou rodear por de traz dele. Deus ia Dar um Sinal “estrondo de marca pelas copas das amoreiras”.
As grandes conquistas de Davi, estava em consulta e esperar no Senhor. Essa deve ser também a nossa atitude, aprender o tempo de Deus.
Todo líder cristão deve aprender essa lição; o tempo de Deus não é o nosso tempo. As nossas conquistas não são nossas, mas sim do Senhor. A peleja é do Senhor.

2. Reconhecimento:
A cada conquista, Davi ia crescendo da vez mais, porque o Senhor dos exércitos era
com ele.
Apresença do Senhor com Davi, torno notório para todo Israel. Isso chegou ao conhecimento do rei Hirão de Tiro que mandou mensageiros para lhe trazer presente.




III. NOVO REINO, NOVO ALVO A ALCANÇAR

1. Adoração ao Senhor.
Davi tinha uma reocupação com adoração, e uma grande preocupação com arca do Senhor. Israel ficou aproximadamente 60 anos sem arca. Nessa altura Davi tinha um desejo intenso de adorar a Deus em frente da Arca, uma que, quando Davi foi ungido a rei a arca não estava em Israel.
Arca representava a presença de Deus. Davi não queria um reinado sem a presença do Senhor, por esse motivo Davi se preocupo. Tanto que quando a arca entrou em Jerusalém , Davi dançou na presença da Arca ao ponto de se descobri diante do povo e foi criticado por Mical. Tamnha foi a alegria e adoração de Davi ao Senhor por trazer para Jerusalém o centro da verdadeira adoração; o tabernáculo com a Arca.

2. Um projeto de construção
Davi, construiu um tabernáculo para adoração.No tempo de Jesus alguns adoravam no monte, outros em Jerusalém. Porem, Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam o pai em espírito e em verdade.
Hoje somo templo de Espírito Santo. Somos santuários de Deus.


Assim, como Davi, que preocupou em expandir o seu reino; reino do qual descenderia o messias, a igreja de Cristo deve procurar expandir o reino de Cristo na terra, ampliar fronteiras, ficar estacar e esticar as corda, pois estamos preste a viver um reinado que não terá fim.

Davi conquistou a Jerusalém terrestre. Cristo conquistou com a sua morte a nossa entrada na Jerusalém espiritual.
Ofereçamos a Cristo adoração digna de louvor.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário