domingo, 1 de novembro de 2009

IMPORTÂNCIA DE LUTERO PARA O PROTESTANTISMO

Lutero se tronou uma pessoa importante para o protestantismo, uma vez que ele resgatou o valor da leitura da palavra do Senhor e abriu o caminho definitivo para a reforma protestante.
No decorrer dos séculos, desde o tempo de Cristo houve desvio daquilo que Jesus ensinou. Mas sempre levantaram vozes em defesa da pureza do Evangelho.
Apesar do zelo, sempre existiram aqueles que desviaram, trazendo para dentro da Igreja práticas de outras religiões. Esse desvio, a principio em numero reduzido, foram aumentando ao ponto de paganizar a igreja, transformando-a no que conhecemos hoje por igreja católica.
Foram inseridos na igreja Alguns dogmas, tais como; batismo para salvação, a adoração de santos, e outros, atingindo um patamar tal, que por volta do século XIV, a igreja católica estava completamente envolvida com o paganismo. Daí a salvação passou a ser negociada como qualquer outro objeto.
Enquanto o paganismo romano propagava, muitos cristãos que confessavam sua fé, lutava para que a igreja voltasse a seus princípios, ou seja o principio do Novo Testamento. Porem, a igreja já estava institucionalizada e os reformadores passaram a serem chamados de hereges. Geralmente eram expulsos de suas congregações e perseguidos, muitas vezes a dava a vida, pelo zelo cristão .
Até o século XIV, os protestos dessas pessoas foram abafados, porem, com advento de uma nova mentalidade que deu origem às transformações políticas, sociais, cientifica, literárias e outras, foram sendo notados. Naquele período, as grandes descoberta marítimas, a invenção da imprensa, a descoberto do maravilhoso mundo clássico da literatura e arte, que até então estava perdido, produz um despertar da natureza humana. Esse período ficou conhecido como Renascença. Movimento que produziu a energia necessária para a revolução que se daria no século XVI.
O grande nome dessa revolução religiosa foi Martinho Lutério, monge agostiniano, que revoltado contra venda de indulgência, levantou a bandeira religiosa frente e corrompida Igreja Católica.
Lutero nasceu em 1483, em Eisieben, na Alemanha. Seu pai era de origem camponesa, e extremamente severo.
O sonho de seu pai era transforma Lutero em um advogado. No entanto, contra a vontade de seu em 1505, antes de completar 22 anos ingressou no mosteiro Agostinho em Erfurt.
Ao ingressar no mosteiro como filho fiel da igreja no propósito de utilizar os meios de salvação que lhe oferecia e dos quais o mais seguro lhe parecia o monástico. Acreditava que sendo um sacerdote, as boas obras e confissão seriam as respostas para suas necessidades, almejadas desde a infância.
Devido sua consciência pecaminosa, pelo menos ele considerava, flagelava seu corpo. No entanto quanto mais lutava contra si, mais percebia de que o pecado era mais poderoso do que ele.
O seus conselheiro vendo essa situação desesperadora, recomendou que lesem as obras dos místicos, os devotos religiosos de sua época, mas isso em nada adiantou.
Nessa época Lutero recebeu proposta para dirigir curso sobre as Escrituras na Universidade de Wittember.
Foi ai que aconteceu a grande descoberta de Lutero, que se vendo obrigado a preparar conferencia sobre a Bíblia, Lutero começava ver nelas uma possível resposta para suas angustia.
Em 1513, começou a dar aulas sobre Salmos, que interpretava cristologicamente. Neles era Cristo que falava. Ele percebeu através dos
Salmos que Cristo passou pelas mesmas angustias pelas quais ele também estava passando. Esse foi o grande principio de sua descoberta que aconteceu em 1515 quando começou a dar conferencia sobre a epistolas aos Romanos. Precisamente o texto de Rm 1.17 que intrigou Lutero concernente a Justiça de Deus. Depois de longo estudo descobriu que o cristão se justo por causa da justiça de Deus que opera como um dom. O justo vivera pela fé.
Em meio a esses desafios, naquele período, teve a ordem do papa Leão X a venda de indulgencias pó Tetzel, através do qual o portador tinha garantia de salvação. Foi então que, não concordando com a idéias de seus companheiros com esse tipo de exploração religiosa e da fé dos fieis, Lutero fixa as tão conhecidas 95 tese na porta igreja, local onde eram colocados informações universitária.
Essa tese foram escritas sob um clima de indignação profunda, mas que tinha todo respaldo Bíblico. Assim Lutero atacou diretamente os exploradores colocando em risco seus projetos entre eles a ganância do papa Leão X em arrecadar dinheiro em grande quantidade para terminara a construção da Basílica de São Pedro. Essas Teses despertou o povo e produziu sentimento de patriotismo, que facilitou a reforma na Alemanha.
A importância de Lutero para o protestantismo moderno não deve ser esquecido. Foi ele quem teve mais sucesso na investida contra Roma. Foi o grande bandeirante da volta as Escrituras como regra de fé e pratica. Foi ele um dos poucos homens que alterou profundamente a historia do mundo Cristão que hoje conhecemos.
Foi ele responsável por três pontos básicos do protestantismo atual: a supremacia das Escrituras sobre a tradição; a supremacia da fé sobre as obras e a supremacia do sacerdócio de cada cristão sobre o sacerdócio exclusive de um líder.
Humanamente falando, deve a Lutero um retorno à leitura da Bíblia.
Inda assim Lutero teve de enfrenta o poderio da Igreja Católica, quando organizou a campanha de Jesus, os chamados Jesuítas.
Nascia assim, A Contra Reforma.
Em meio aos desafios de sua fé, Martinho Lutero manteu acessa a chama da reforma protestante, na certeza que outros reformadores mais tarde daria prosseguimento a grande obra por ele começada.
A igreja do século XXI, deve muito esse grande homem, que deu a sua pátria a Bíblia em seu idioma. Que acendeu a chama do retorno as Escrituras como regra de fé e prática.
A mesma chama acessa a mais de quatro séculos atrás, continua a ordem por onde quer que o evangelho de Cristo chegue.
Amem