segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

EXORTAÇÃA SANTIFICAÇÃO

2 Co. 6.14-18 ; 7.1,8-10


Embora que Paula tenha em parte contristado os irmãos de corinto, na sua primeira carta. No entanto Paulo regozija por haver arrependimento.
Isso é um fator importante na vida da Igreja quando reconhece o erro e dá lugar o arrependimento.

I. PAULO APELA À RECONCILIAÇÃO E COMUNHÃO


1. Paulo apela ao sentimento fraterno dos coríntios

A idéia que Paulo passa para os coríntios é fraternidade de pai e filho.
A defesa que Paulo fazia de seu apostolado está chegando ao fim. Ele derramou a alma, ao fazer exposição do ministério que receberá do Senhor. Será que os coríntios, agora, realmente havia aberto seus corações para a mensagem de Paulo?

Boca que permanece aberta – Paulo não tinha nada em sua mente que repousaria remorso, mas usa de completo fervor ao se dirigir aos coríntios.
Paulo sabia que sua mensagem era de Deus, e em nenhum momento falou de si, ou o que era seu.
Seu coração permanecia aberto para abraçar cada irmão, até mesmo os que causarão maior tristeza a.
Muitos daqueles que ofenderam a Paulo por ser franco, ainda tinham dificuldade de abraçar a idéia do apostolo. O que faltava para eles era o amor cristão.


2. Paulo dá exemplo de reconciliação

Paulo já tinha aliviado sua mente das acusações feita a ele, e está disposto a reconciliar com os irmãos sem limite para amar.
Amar incondicionalmente deve ser o dever de cada cristão.
Talvez para muitos, Paulo tinha saído pelas tangentes e só voltando ao assunto quando as coisas tinha se acalmado, como suponha alguns teólogos. Mas na verdade, Paulo apenas não quis ir ter com os irmãos com dor devido as afrontas que recebeu.

3. Paulo demonstra seu afeto e espera ser correspondido

Tudo que Paulo queria era conquistar de volta o coração dos coríntios, mas pelo que percebemos, ainda permanecia endurecido.
O apelo de Paulo era para que eles também dilatassem os seus corações.

II. PAULO EXORTA OS CORÍNTIOS A UMA VIDA SANTIFICADA

1. Uma abrupta interrupção de exortação

Paulo sai imediatamente de um cenário para o outro e passa a falar do julgo desigual. Seria apenas o casamento o julgo desigual?

2. Perigo que ameaça a fé: o julgo desigual.


Já no tempo de Paulo havia o julgo desigual na congregação de corinto. Agora, nos dias atuais o que podemos caracterizar como julgo desigual? Estamos andando de braços dados com mundo, e como a política. Estamos aceitando hoje em nossas igrejas o que Paulo não aceitaria no seu tempo. Assim, em vez de igrejas fervorosas e cheias do Espírito Santo, vemos igreja raquítica e envenenadas pelo julgo desigual.
A apostasia está tomando conta das igrejas do século XXI; é tempo de despertamos se quisermos uma igreja abençoada.

3. Correto relacionamento com os não crentes:

Precisamos entender que no mundo onde vivemos, não podemos nos isolar, mas precisamos separa uma coisa da outra. A Palavra sociedade conota relações com pessoas. A sociedade atual tem todo tipo de gente a qual podemos imaginar. No entanto, Paulo apela para a diferença entre as trevas e luz: Trevas denota incompatibilidade entre o que é moral e imoral, entre o certo e o errado. Viver nessa sociedade, relacionar com ela é um direito de todos, mas viver o que ela vive é uma escolha pessoa que cada cristão deve saber fazer. Nós somos templo ou santuário do Espírito santo, logo não podemos servir a dois senhores; devemos amar um e odiar o outro, caso contrario jamais vamos influenciá-los para conhecer a Cristo.

III. PAULO REGOSIJA-SE COM A NOTÍCIA DA IGREJA DE CORINTO.

O que alegrou coração de Paulo foram as boas noticias trazidas por Tito, como ele foi bem recebido em Coríntios.
Paulo entendeu então, que os coríntios havia entendido o propósito da e sua carta.
Levemos em conta um ponto interessante: se Paulo foi tão mal recebido pelos coríntios em fase a sua carta, como poderiam ter recebido tão bem Tito que era o representante legal de Paulo? A noticia que Tito trouxe até Paulo foi suficiente para entender que as desavenças em corinto tinha chagado ao fim.
Paulo agora tem certeza que os feitos da aparente desastrosa carta tinha chegado a um final feliz, pois Paulo não teve em mente em momento algum ferir os seus amigos, e nem se alegrava em causar tristeza a igreja que era fruto de seu trabalho missionário.
Paulo amava tanto aquela igreja que chegou a expressa “Antes tivesse me arrependido”. Mas, volta a frisar; folgo por que foste contristado para arrependimento.

CONCLUSÃO

Se tomarmos o exemplo de Paulo no que tange sua ansiedade em reconciliar com os coríntios e manter a comunhão, um dos requisitos para a santificação vamos entender que muitos de nós estamos longe de ser discípulo de Paulo.
Quantas pregações que são mais desabafo do pregador do que mensagens confortadoras. Ferimos a igreja e achamos que estamos certo.
Paulo, embora que reconhecendo o peso de sua carta, se preocupou com a reconciliação.
Pensemos nisso, é serio.

2 comentários: