sábado, 24 de outubro de 2009

DAVI E O TEMPO DE DEUS EM SUA VIDA

Text: I Sm. 24.4-8

INTRODUÇÃO:
Davi foi um homem que soube esperar o tempo de Deus em sua vida. Esse foi grande segredo da sua vitoria.
O tempo de Deus na vida de Davi começa quando ele se tornou um figura muitíssima importante por ter ganho varias batalhas, o que fez dele uma pessoa popular.
O ciúme de Saul representa um pecado freqüentemente encontrado entre muitos lideres nomeados por Deus.
Em vez de Saul se sentir orgulho da vitoria ganha pelos israelitas, Saul sentiu-se ameaçado, temendo perder o prestigio em Israel.
Enquanto isso Davi, estava esperando o momento que Deus ia exaltá-lo.
Davi não precisou de golpe de estado, ou qualquer outro meios para se valer do trono. Antes, preferiu a fuga.

I. DAVI ESPERA O TEMPO DE DEUS
O tempo de espera, talvez seja a pior coisa com que alguém se deparar.
Esperar traz angustia, incomoda. No entanto, quando o esperar é no Senhor, ele se trona gratificante, pois o esperar no Senhor se baseia nas suas promessas. Logo então espera se transforma em gozo. No entanto, não foi isso que aconteceu com Davi.
Davi tinha a promessa de Deus em sua vida, mas tinha também o ciúme de Saul e sua lança sempre como ameaça.
Embora que Davi gozasse de certo conceito e aceitação por parte do povo, por ser ele um militar do exercito do rei, no entanto Saul era o inimigo involuntário.
Davi, mesmo sabendo que sobre sua cabeça logo pousaria a coroa real, preferiu ficar na dispensação do Senhor esperando o tempo.

Saul tendo falhando em matar Davi, maquina plano para tirar a vida de seu soldado valioso, pois ele era uma ameaça para seu reino. O que Saul não sabia era que Deus estava com Davi.
Saul negocia com Davi para que ele vá a peleja contra os filisteus, inimigos número um do povo de Israel.
Quantas vezes os agentes de Satanás tenta negociar como servo de Deus para nos tirar a comunhão e até mesmo a nossa vida espiritual, oferecendo sempre o que é mais atraente.

Merabe, filha de Saul era a iscar que Saul ia usar. Nesse momento, para Davi seria a oportunidade de se torna parte integrante do reinado de Saul, ganhando a batalha contra os filisteu. Davi, porem, reconheceu que essa negociada não vinha da parte do Senhor, rejeitá-la seria a melhor opção.

A ambição tem levado muitos homens de Deus a cair como de olhos fechados nas propostas que o mundo oferta.
- Títulos e busca de nomes nas paginas de revista leva muitos ministros se
Venderem.
- Por oferta de políticos, muitos tem cedido até mesmo os púlpitos de nossas igrejas para se tornarem populares ou se apossar de benefícios que bem poderia ser conquistado de outra maneira.
- Davi preferiu esperar, antes a oferta ameaçadora do rejeitado monarca Saul.

- A simplicidade de um camponês naquele momento seria a melhor e correta desculpa para escarpar, sem que mentisse ou se comprometesse o seu chamado.

- Deus sempre nos dá escape e resposta certa sem que nos comprometemos com sua promessa para nossa vida.

A aparente perca para Davi naquele momento seria sinal de ganho na simples espera por mais alguns dias.

II. OS LOCAIS DE REFUGIO DE DAVI

Em certo momento que a fuga é a melhor opção. Não a fuga por covardia, mas a fuga como comportamento ético e da não vingança.

A fuga de Davi começa quando recorre ao profeta Samuel em Rama, local de uma das escolas de profetas fundada por Samuel. (1 Sm 19.18-24). Ali ele soube que deveria fugir para mais longe. Não entendemos como em algumas vezes buscamos auxilio em nossos conselheiros e tais parecem que querem nos complicar ainda mais. A primeira vista parecia que tal fuga indicava que Deus não estava protegendo Davi. Mas foi Jonatas que observou acertadamente que Deus tinha mando Davi sair. (1 Sm. 20.22).

As vezes, o coração de Davi era dominado pelo medo, como se vê na sua queixa: “Apenas há um passo entre mim e a morte” ( 1 Sm 30.3).

Davi foge para Gate - La Davi se finge de Louco. Os filisteus acredita em sua mentira simulada, e assim Davi escapou para se refugiar Nas cavernas do Sul da terra de Judá. Nesse momento tão difícil ele expressou novamente sua confiança em Deus nas palavras do Sl. 34.1 “ Bendirei o Senhor em todo tempo ...”.

Fugindo de Gate Davi chega a caverna de Adulão, onde se agregou a ele a sua família e mais 400 mercenários, disposto a lutar por ele.
O pior período da Vida de Davi talvez tenha sido esse, pois ele não podia confiar nesses novos soldados inexperientes que podiam fugir a qualquer ataque de Saul.
Toda a manhã Davi sai à porta da caverna olhando para montanha a espera de novos soldados para ser seu apoio. Foi então que Davi olha para si mesmo e escreve o Salmo 142.4 “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vira o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”

Davi foge para Zife – nesse local quase Saul pega Davi, isso olhando pelo lado mano. No entanto, mais uma vez a promessa de Deus permanece na vida de Davi (1 Sm 23.28).

A opção de Saul em Deixar de persegui Davi, deu se pelo fato dos filisteus atacarem as terras de Israel. Nesse momento o mais importante era o reino, Davi ficaria para outra ocasião.

O que aprendemos com isso, é que Deus usa circunstancia que aos olhos humanos seria impossível. Saul já estava com as mãos em Davi. O corrente do reino praticamente estava derrotado. Davi mais uma vez saiu vitorioso.

III. DAVI CONTINUA ESPERANDO O TEMPO DE DEUS
A contínua fuga de Davi nos mostra que ele não se sentia seguro em lugar nenhum.
Se entre seu povo Davi não estava seguro, imagina entre os inimigos. Quando nos encontramos sob forte pressão, às vezes tomamos atitudes que nos leva a riscos maiores.
Logo que Davi foi descoberto pelos filisteu, ele foge.
A caverna de Adulão – Recurso natural para o livramento.
Lá Davi é visitado por seus familiares. Recebeu apoio da sua família. Recobrou animo.

Davi teve oportunidade de matar Saul. Porem, não era essa a forma adequada para conquistar o trono. Embora Saul fosse rejeitado por Deus, Davi temia tocar nele.
A atitude de Davi nos ensina que quando estamos debaixo da promessa do Senhor, qualquer prática por mero esforço humano contraria a vontade do Senhor.
Veja que Davi poderia até combater a negligencia do sistema de governo de Saul, o que não significa tocar no ungido do Senhor, por que até onde aprendemos, Davi defendia os interessa do reino de Saul, mas assassinar Saul era força a conquista desse reino.
Seja como for; Davi fugindo ou se negando a matar Saul, a verde é que Davi sabia esperar.


CONCLUSÃO
:
O tempo de Deus é melhor tempo para aqueles que querem alcançar vitória sobre o inimigo.
Enquanto Davi resgatava seus familiares, Saul lutava contra os filisteus no monte Gilboa. Lá ele foi ferido gravemente, e por medo de ser torturado por seus inimigos, se lançou sobre a sua própria espada e morreu.
Saul, começou a sua carreira com o coração transformado (1 Sm 10.9), mas termina de forma drástica. Tudo isso porque não deu lugar para que Deus operasse em sua vida.
Davi, no entanto, fugindo aqui e acolá também teve deslize. Mas a diferença entre ambos, era que Davi reconhecia seu erro e humilhava, enquanto que Saul permanecia no erro e tentando justificá-los.
Portanto, devemos esperar com paciência no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário