terça-feira, 6 de outubro de 2009

DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE

Texto: I Sm.17.43-49

INTRODUÇÃO

Davi, embora ungido rei, não hesitou em executar o papel de servo, enquanto esperava o momento de tomar posse do trono. Por causa dessa sua atitude de submissão, Deus então honra Davi quando esse sai lutar contra o gigante Golias.
O país estava em guerra, e Davi por ser ainda jovem, ficou algum tempo na casa do seu pai, enquanto Saul e os três irmãos mais velho de Davi, foram para o combate contra os filisteus (I Sm. 17.12,13).
Todos nós conhecemos esse história, mas poucos conhecem a luz do seu contesto integral. O combate entre Davi e Golias apresentava duas finalidades:
a. Constituir a apresentação publica do futuro rei de Israel, já escolhido por Deus, pois até este momento Davi era um rapaz relativamente desconhecido.
b. Salienta o contrates entre o eleito de Deus e o rei escolhido por Israel (escolhido pelo povo), conforme o critério humano.
A lição que vamos aprender com essa vitória de Davi, mudará com certeza a vida de alguns cristão em relação às diversidades e crise.

I. OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS.
1. São numerosos
Os filisteus eram povos númerosos e bem antigo do Egito pelo que os hebreus chamavam de misraim, filho de Cão.
Há monumentos que mostram que os filisteus invadiram a Palestina juntamente com os povos do mar, na época de Ramsé III (1195-11640 a.C.
Conforme sabemos as áreas de Gerar e Berseba era ocupado pelos filisteus.
Uma seca que ocorreu no tempo de Isaque. Então, ele se levantou e foi a Abimeleque, rei dos filisteus em Gerar o que muitos estudiosos associam na fronteira com o Egito. Mas, o Senhor Deus alertou Isaque para não descer ao Egito, mas peregrinar na terra que Ele havia de mostrar.
Na época de Davi eles ocupavam, eles ocupavam um vasto território na planície da costa do mar mediterrâneo, desde Jope até o sul de Gaza.
Eles possuíam cinco importantes cidades: Gaza, Asdode, Asquelon, Gate e Ecrom.
Vale apenas ressaltar que a origem dos filisteus é incerta.
Golias era um filisteu de Gate.
O grande numero que se reuniu para guerrear contra Israel:
a. Trinta mil Carros;
b. Seis mil cavalos;
c. Povos em multidão, como a areia que está à borda do Mar.
A grande lição que temos desse inimigos numerosos, é que o Senhor peleja pro Seu povo, e usa as coisa insignificante aos olhos humanos para confundir os forte.
Veja o versículo abaixo:
E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas
das amoreiras, então, te apressarás; porque o SENHOR saiu,
então, diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.
2 Samuel 5:24
Neste versículo vemos que Deus usa apenas um som para indicar que Ele já sai diante do povo de Deu para ferir os filisteus.
Israel era um pequeno rebanho, mas a vitória com Senhor para que a excelência dessa grandeza não fosse da nação de Israel, mas do Senhor.

2. Eram inimigos poderososIsrael era um povo agrícola e pastoril, por isso eles não possuíam muitas ferramentas e armamento de guerras. Até mesmo sua ferramentas de trabalho eram preparadas pelas mãos dos filisteus. Eles eram dependentes.
Eles afiavam enxada, o machado, a relha que era a parte do arado que penetrava na terra, e o sacho que era uma pequena enxada estreita e longa com duas orelha.
Devido o desvio do povo de Israel do verdadeiro Deus no tempo dos Juizes, e claro escolha por um rei segundo a vontade humana, Deus usa os filisteus para afligir Israel e dar a eles a devida colheita da sua semeadura.
Mesmo assim, Deus mostrou aos filisteus através de Davi que havia um Deus em Israel que não salvava com espada ou lança, mas apenas com uma pedra.
Nada é capaz de explicar o grande milagre. Como disse o Escritor: “Somente a provisão divina pode explicar”.

II. INIMIGO DE DAVI
O inimigo ou adversário de Davi, não era um homem qualquer, era o famoso guerreiro Golias.
Segundo alguns estudiosos, Golias em Hb. que dizer “exílio” ou se tomarmos emprestado uma raiz árabe similar, então significa “forte, vigoroso”. Sendo ele um guerreiro gitita do tempo de Saul.
O que preocupava o povo de Israel era o tamanho de Golias com quase três metros de altura (2,92 m)
Sua lança pesava seiscentos ciclos
Sua couraça de cinco mil siclos, aproximadamente 70 quilos. Arqueólogos descobriram em Nuzi na Mesopotâmia uma couraça de bronze da época de 1500 a.C.
Golias usava seu tamanho para fazer pressão psicológica ao povo de Israel, mas ele esqueceu que Israel tinha um Deus que não se impressionava porque ele é a pedra mais alta.
Foram quarenta dia de afronta, espaço suficiente para deixar Israel psicologicamente derrotado.
A sua arma era potente, mas não poderosa, sua pressão duraria um tempo, mas não era permanente. O choro pode durar uma noite, mas alegria vem pelo amanhã.
O amanhecer para Israel estava chegando. Deus ia virar a pagina da história através de um simples moço quase esquecido no pastoreio das ovelhas
A luta de Davi e Golias aconteceu em aproximadamente entre 1025 – 1022 a.C. Portanto a couraça não seria muito diferente.
Davi vestiu a couraça e disse: isso não funciona.
Davi era acostumado com funda e vara de pastor, vestir aquela roupagem de Saul seria embaraçoso.
Isso nos da uma grande lição; Deus quer que usem aquilo que está ao nosso alcance. Veste de Golias não serve.

III. A VITORIA DE DAVI

Davi não venceu aquela batalha por se habilidoso matador de urso e leão, Davi só venceu porque estava sob a direção e autoridade de Deus.
O desafio de Saul não contra Israel apenas, mas sim contra o próprio Deus Senhor dos exércitos, pois tinha uma aliança desde Abraão.
A fé o jovem Davi bem podia conduzi-lo além da vitória sobre Golias, pois a s quatro pedras que ele recolheu mas não usou, poderia servir para a matança dos quatro irmãos de Golias (2 Sm 21.22)
O que aprendemos com isso é que Davi era um homem prevenido e confiante. Levou somente quatro pedras, o que se entende que não ia errar nenhuma. Confiança além da ótica humana.
Davi não estava preocupado com o exercito filisteu, porque desse Jeová tomaria conta, porque a confiança deles estava em seu herói Golias. Logo, morto Golias todo filisteu estava vencido.
A fé de Davi esta acima da lógica.

Considerações finais:

Davi era mais do que apenas bom, era ótimo.Quando os filisteus e seu gigante, Golias, ameaçava Israel, foi o jovem pastor, com sua funda que obteve a vitória. Saul permitiu alegremente que Davi arriscasse a sua vida nessa luta. Davi sabia que um pedra lançada por intermédio de sua funda poderia matar um animal. Por que não mataria um homem? Em seus dias como pastor, Davi tornara-se muito hábil no uso da funda. Sua habilidade foi-lhe muito útil. Esse relato tem-se tornado uma metáfora sobre como um homem pode vencer grandes obstáculos, algumas vezes de maneira inesperadas.
Davi, pois, correu ao encontro de Golias, e matou logo com a primeira pedrada, Então decepou a cabeça do gigante com a espada deste, ( I Sm 17: 1-51).
Com isso a reputação de Davi cresceu, enquanto a de Saul diminuía. Isso causou grande ciúme por parte de Saul. Afinal quem venceu a guerra, enquanto Saul olhava de longe ? Sim, aparentemente foi Davi. Embora que na mão de Davi estava a funda e a pedra, mas a vitória veio do Senhor Deus, pois o próprio Davi já dito: Vou em nome do Senhor.
Precisamos entender que as nossas vitória são conquista por Deus com Deus, e toda gloria e honra seja dado a ele. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário