domingo, 14 de março de 2010

AS CARACTERISTICA DE UM VERDADEIRO LÍDER

A liderança é um principio que rege todas as áreas da vida social e religiosa. Este princípio Paulo conhecia muito bem. Eu diria Paulo foi um grande líder estrategista

Para defender a liderança de Paulo, vamos conhecer quem era Paulo, seus opositores e a igreja de Coríntio.

Três Personagens:
a. Paulo
b. Os opositores
c. Os Coríntios

a. O apostolo Paulo defendia os interesses de Cristo junto a Igreja. Ele era duro em sua carta, segundo seus opositores ela não correspondia à personalidade de Paulo quando presente.
b. Os opositores defendiam seus interesses pessoais, e militavam em causa própria, esquecendo do objetivo do evangelho de Cristo. Acusavam Paulo de sua da sua dupla postura. Buscavam oportunidade para acusar a pessoa de Paulo.
c. Os Coríntios eram as vitimas das quais precisavam ser alertadas dos falsos mestres. Esses interesseiros colocavam os Coríntios as margens da duvida quanto à pessoa de Paulo.
Isso tem acontecido também em nossos dias com pregadores mal intencionados que prega a palavra de Cristo misturada com sua falsa teologia, muitos têm sidos enganados.

Autocrítica do líder – avaliação de si próprio
Louvar a si mesmo é orgulho dos que gabam daquilo que não fez.
Os Coríntios eram filho na fé de Paulo. Assim, os falsos mestres se gabavam daquilo que não tinham feito.
Suas vaidades é a marca distintiva de quem colhe onde não plantou.
Paulo deixa isso claro em II Co 10.15
1. Gloriar da quilo que não fez e fora da medida, no trabalho alheio
2. Os que crescem na fé serão grandemente engrandecidos


Respeitando limite
O líder deve respeita a liderança do outro; A minha liderança termina, onde começa a do outro, esse é um principio que todo líder cristão precisa saber.
A liderança de outro não serve para avaliar o meu trabalho no Senhor. A minha auto-glorificação será feito pelo Senhor.
O nosso trabalho tem que passar pelo fogo como prata e ouro, e não como palha e feno.

Todo verdadeiro líder cristão deve basear sua liderança no Senhor.-
O princípio da liderança é a edificação da igreja e não o domínio da mesma. Quem domina, manda não tem as características abaixo:
a. Liderar e ter visão de futuro – edificar. Ninguém edificar para o presente, a visão
do líder cristão deve se de futuro.

b. Edificação – edificação é um processo lento que exige perseverança (2 Co 4.1 –
Não desfalecemos).

c. Compromisso com o futuro – Apresentar o resultado da liderança; Uma igreja
pura, uma virgem que não se contaminou.

O líder não faz para si:

a. Defende os interesse dos outros. Nenhum empresa deixa em seu quadro de gerente,
uma pessoa que defende apenas seus interesse pessoais. Com certeza, cortaria do
seu quadro de colaboradores.

b. Paulo – Defendia os interesses de Cristo através de seu chamado (apóstolos dos gentios).

Aqui estão às características marcantes ente Paulo e seus opositores, os falsos mestre.
Paulo não buscou os seus interesses, ou tirou aproveito de seu ministério, antes se sacrificou por amor a igreja. Assim Deus providenciou à Paulo tudo o que ele necessitava. Deus usou os macedônios, povos gentios.

A igreja tem responsabilidade de sustentar seus obreiros, mas isso nem sempre acontece por serem pequenas. No entanto, alguns chamados de pregadores itinerantes têm lesados igreja como profissionais cobrando alta soma para pregar um ou dois dias. Fora com esses.

Exemplo deixando por Paulo

O verdadeiro obreiro do Senhor tem prazer em servir, quando muitas vezes sacrifica seus próprios interesses por causa da obra.
Paulo coloca todos seus sofrimentos em contraste com a dos falsos mestres.
Como disse alguém “Pastor de ovelha cheira ovelha, e o mercenário cheira dinheiro”.
O verdadeiro líder defende o interesse e o futuro do seu rebanho. O mercenário defende seus interesses, o seu futuro sem importar com a salvação do rebanho.

O Líder cristão precisa estar enquadro com a vontade de Deus, só assim poderá mostrar ao mundo o propósito do evangelho de Cristo a todos que hão de serem salvos.
Uso dizer que líder foi chamado para servir, e não para mandar.

CONCLUSÃO
Todo líder precisa ser cheio do Espírito Santo, ser comissionado por Deus para não fracassar em sua liderança. Deve renunciar seus próprios interesses para interesse em prol dos interesses do reino de Deus.
Deve ser perseverante para não vacilar diante das ofertas, para que possa permanecer fiel até a volta de Jesus.
Exemplo de um bom líder será seguindo por outros que vem chegando ao ministério.
Como líder devemos fazer sempre veredas direitas, para que se alguém manquejar não venha desviar, mas antes sejam sarados.

Um comentário:

  1. Prezado Prof: Pb. Jaime Bergamim
    Parabens pelo trabalho apresentado sobre este tema; (Autenticidade de Líder Cristão) se os líderes continuarem fazendo como esta sendo apresentado neste estudo, todos serão abençoados por Cristo; Esperança Nossa!!!

    ResponderExcluir