quinta-feira, 4 de março de 2010

DEFESA DA AUTORIDADE APOSTOLICA DE PAULO






Texto 2 Co. 10.1-8, 17, 18

Nesta lição vamos estudar a Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo, que ele passa a defender a partir do capitulo 10.
Nos capítulos anteriores de 2 Coríntios, Paulo é enérgico para com seus opositores, ao ponto de deixar os irmãos de Corinto ressentido com sua mensagem. O Paulo chega adiar sua viagem para não estar com os irmãos em tristeza. No entanto, a partir do capitulo 10, Paulo começar usar de certo equilíbrio emocional para provar a sua Autoridade Apostólica.
A autoridade espiritual refere-se aquilo que somos, refere o nosso caráter e influencia que exercemos sobre pessoas.
O que parece é que a credibilidade apostólica de Paulo estava um pouco denegrida diante dos Coríntios, por isso Paulo então passa a defender essa autoridade de maneira mais branda e suave. Mudou a forma de falar com a igreja.

II. PAULO RESPONDE AOS SEUS ADVERSÁRIOS

1. Aspereza e delicadeza de Paulo

Nos capítulos dois e sete de 2 Co. Vemos Paulo exercendo uma autoridade a nosso ver bastante enérgica:

Sentimento humano de Paulo
2 Co. 2.4 “ Porque,em muitas tribulações e angustia do coração vos escrevi, com muitas lagrimas...”
2 Co. 7.8 “ Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou ,ainda que por pouco tempo”
Paulo como qualquer ser humano tinha seus momentos de emoções alteradas.
Todos nós reagimos em determinadas situações, mas o Espírito Santo de Deus nos controla

2. Apelo de Paulo a mansidão e ternura

Na vossa presença sou humilde, porem por carta sou ousado ou corajoso.
O que aprendemos é que Paulo nesse momento ele queria explicar o porquê sua carta era dura. Isso era para evitar polemica entre os irmãos e tão pouco amedrontar os seus filhos na fé nessa igreja funda em sua viagem missionária. No entanto em sua carta ele repreendia os faltosos.


3. Conduta que não era segundo a carne

Quando falamos de carne precisamos ter certo cuidado quando assim fazemos, pois pode nos dar dupla idéia.

Viver na carne tanto pode estar associado ao sistema mundano no sentido espiritual quando no sistema mundo cósmico.

Em primeiro lugar - Paulo fala andando na carne – Isto é, vivendo como pessoa, seres humanos.

Segundo lugar - não agimos segunda a carne – Isto é segundo natureza corrompida. Essa carne tem sentido de mundo espiritual que é a natureza humana corrompida pelo pecado.

Embora habitando num corpo físico (carne) não andemos segundo seus desejos, mas somos guiados pelo Espírito de Deus.

III. INIMIGOS E ARMAS ESPIRITUAIS DO APOSTOLADO

1. Os inimigos interiores

O maior inimigo do homem mora dentro dele.
Nós não só temos os inimigos que estão dentro de nossas igrejas como também temos de lutar contra a nossa própria natureza pecaminosa.
Contra esses dois inimigos só podemos lutar com armas espirituais confirme encontramos em Efésio 6.10-18

As vezes somos coagido pelo inimigo a duvidar de nossa fé cristã. Essa arma diabólica nos perturba todo instante, pois o sistema do mundo físico nos faz vacilar em determinados momento.
Assim, precisamos revestir de toda armadura de Deus.

2. Armas espirituais

A lei do Espírito é contraria a lei humana. Para lutarmos a nossa luta material, logo pensamos nas nossas capacidades de decisão, a nossa intelectualidade. Porem na lei do Espírito lutamos sempre com armas espirituais que são poderosas em Deus.

Paulo na defesa da Autoridade de seu Apostolado, quando ele fala de armas espirituais, ele está defendo que ele não se intitulou apostolo, mas que recebeu diretamente de Deus.

As acusações feitas a Paulo deixam claro que no seu interior havia um ressentimento que ele só podia defender com as armas espirituais.
Como homem, Paulo sofria as mesmas emoções que nós. Porem, Paulo descobriu que as armas espirituais eram maiores que suas emoções. Por isso ele disse que nossas armas não são carnais.

Não é de admirar que muitas vezes queremos resolver certa situações com nossos recursos próprio, quando esquecemos que deixar Deus agir, o resultado será bem maior.

Ef. 6.16 “Tomando sobre tudo o escudo da fé .....”

III. PERSPECTIVA DE PAULO SOBRE A AUTORIDADE

1. Significado de autoridade

Gr. Exousia – poder liberdade, direito de escolher, agir, possuir ou controlar.
Autoridade é capacidade de influenciar pessoas. O que queremos dizer com isso? Quando Paulo defende a sua Autoridade Apostólica, ele esta defendendo exatamente essa capacidade de influencia, isso no sentido espiritual
- Paulo queria que todos soubessem que sua autoridade como apostolo dos gentios, não foi por autodenominação, mas recebida do Senhor.
Paulo como fundador daquela igreja, ele queria que os irmãos dessem credito em sua palavra, uma vez que ela não era discurso meramente persuasivo e nem demonstração de sabedoria humana, mas demonstração de poder.

A grande diferença entre o tempo de Paulo e hoje, está exatamente na credibilidade Apostólica. Se não há credibilidade, não pode haver autoridade.
Autoridade é conquistada, e não imposta. As pessoas procurar adquirir autoridade mediante imposição de regras, normas e até ameaças frágeis, pensando que com isso estão adquirindo autoridade, quando na verdade estão cada vez mais desacreditados.
Entre o que falamos e o que praticamos, está o segredo da autoridade. Por isso Paulo apela para o caráter de sua pregação que não eram palavras falsificadas, mas sim, confirmadas pelo Espírito Santo.
Quando Paulo confrontou sua Autoridade Apostólica dando ênfase a palavra de Deus, seus opositores não tiveram argumentos, pois suas defesas não constituíam em meras intelectualidades humanas conforme já estudado anteriormente sobre o gnosticismo.

Paulo, embora sendo um intelectual, não usou tal conhecimento para enaltecer a sua Autoridade, antes apelou para a sabedoria divina.
Deus nos ajude a sermos assim, tal como Paulo.

CONCLUSÃO

O segredo da vitória de qualquer obreiro está na autoridade espiritual que ele exerce sobre o povo do qual é ele é líder ou pastor. Como é difícil quando tal homem perde sua autoridade ministerial, e como demora para recuperar.
Paulo tinha isso em mente, e que seja esse também o nosso alvo; A Autoridade do Nosso Ministério

Nenhum comentário:

Postar um comentário