sexta-feira, 19 de março de 2010

VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR




As visões e revelação fazem parte das promessas do Senhor, e estão alinhadas aos dons espirituais. No entanto elas não podem se tornarem doutrinas.

Em pleno século XXI, estamos vivendo o mesmo que Paulo viveu em seus dias em que seus opositores julgavam ser mais espirituais que o Apostolo Paulo.

Hoje, ainda, existe algumas pessoas que dão mais crédito nas visões e revelações de determinadas pessoas, do que mesmo no pastor da Igreja que um homem de Deus.

Paulo sentiu isso na pele, e pelo que nos parece a igreja estava sendo induzida por esse tipo de coisas e pela autogloriação dos opositores.

Desta forma Paulo se vê na obrigação de dar resposta, e essa é baseada no seus sofrimentos, Quando ele Diz “Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz as minhas fraqueza”.

Seus opositores gloriavam da herança abraâmicas, enquanto Paulo se gloriava do que tinha recebido direto do Senhor. Isso está bem claro em I Co 11.23 “O que eu recebi do Senhor que também vos ensinei. . .”.

A igreja de coríntios era vulnerável a supervalorização do sobrenatural, e isso favorecia os opositores de Paulo que aproveitando dessa situação ridicularizavam o ministério Paulino.

Como dissemos que está sendo comum a valorização desses homens mais que o pastor da igreja. Eles vem com mensagens desprovidas de teologia Bíblica e aplicar suas artimanhas para ganhar a popularidade dos menos esclarecidos.

Deixa me abrir um parentes: Muitas vezes nós não conseguimos oferta suficiente para comprarmos um presente no dia do aniversário do nosso pastor, mas esses revelandeiros cheios de visões levam fortunas com suas mensagens superficial com revelações que nunca cumprem.

Paulo, como homem Deus, com amparo bíblico para contar suas revelações e se gloriar, não o fez, e quando o fez foi para combater o abuso desse dom na igreja.

Quando Paulo fala certo homem ter ido até o terceiro céu, fica claro que tal era ele, mas mesmo assim não ousou de tal gloria, ante se gloriava de seus sofrimentos, principalmente do espinho na carne que ele chama de mensageiro de Satanás que o esbofeteava.

Deus deixou esse espinho na carne de Paulo para que a excelência do gloria fosse para o Senhor e não de Paulo, quando Deus disse: “Aminha graça te basta”.

Embora que a visão de ter ido até o terceiro ceu tenham sido experiência sobrenatural, Paulo não ousou falar das glorias que ali viu, tendo em vista que esse lugar é somente acessivo a Deus.

Talvez seja o motivo porque Paulo disse se no corpo ou fora do corpo que te tal experiência ocorreu.

Sabemos que o terceiro céu é caracterizado como sendo o Paraíso ou habitação dos que morrem em Cristo e estão aguardando a ressurreição. Logo entendemos que Paulo ficou atônito pelas coisas que ali viu, ao ponto de não ter explicação. Gloriar e se elevar em auto-suficiência espiritual, seria o momento oportuno para Paulo, mas não o fez, porque sua gloria só resumia em sofrer por causa da obra.

Vejamos que um dos sofrimentos de Paulo era o espinho na carne, e subtendemos que era por causa da visão que teve do terceiro céu. A controversas teológica ligadas a esse espinho na carne, são as mais diversas entre os teólogos. Mas seja como for, uma coisa é certa que o conforto vinha do Senhor.

Por que Paulo gloriava nas fraquezas? Isso é contraria a natureza humana que busca conforto e paz na ótica em sua otica. Mas, o gloriar de Paulo nas fraquezas não significa que Paulo estava fracassado nas fé, mas que a fé aperfeiçoava exatamente nesse momento.

Fraqueza combina com sofrer por amor a Cristo, e não sinônimo de derrota espiritual.

Caro leitor, precisamos ter sempre em mente que visões e revelação são fortemente afirmadas nas escrituras. Em momento algum estamos tirando essa autoridade que a Bíblia tem com relação ao tema. O que queremos deixar claro são os abuso feito por mercadejantes da palavra.

Todas as experiências sobre naturais são válidas quando em harmonia com a Bíblia e que tenha base na teologia cristã. Visões e revelações que vem edificar a igreja deverá obrigatoriamente se aceita, mas as que tem por objetivo de glorificação e interesse pessoais devem ser rejeitadas.
Pense nisso,é serio.

Pb. Jaime Bergamim
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo
Professor da E.B.B
Igreja Evang. Assemb. de Deus
Campina Grande do Sul – Pr. Brasil

Um comentário:

  1. Querido Pr gostaria muito de saber quando alguém ora por nós e vê na nossa frente bandeiras de cores como branca e azul e em outra ocasião uma bandeira verde.
    aguardo resposta
    meu email é fatimas.ribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir