quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TESOURO EM VASO DE BARRO

Lição 5 - 31/01/10

2 Co. 4.7-12

INTRODUÇÃO
Por que Paulo usa o vaso como modelo pra guardar os tesouros de Deus?
Precisamos esclarecer aos nossos alunos a utilidade do vaso nos antigos tempos.
O que era um vaso? Todo receptáculo que guardava alguma coisa liquida ou sólida.
Para reforçar o argumento da lição em relação ao frágil que somos nós citaremos duas passagens bíblicas.
Ec. 12.6-7 “Antes que se quebre a cadeia de prata. E se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto a fonte, e se despedaça a roda junto ao poço. O pó volta à terra, como era, e o espírito volta a Deus, que o Deus.
1 Pe. 1.24-25 “ Porque toda carne é como a erva, e toda a gloria do home, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. Está é a palavra que entre vós foi evangelizada.
Embora, como vaso frágil e que pode quebrar a qualquer momento, assim somos. Mas acima de tudo, somos vasos frágil portador dos tesouros de Deus para ser espalho a todos “a palavra viva”.

I. PAULO APRESENTA O CONTEUDO DOS VASOS DE BARRO
1. Um conteúdo genuíno
Paulo, o vaso frágil, porem de um conteúdo genuíno, ou seja, em falsificação.
O apelo de Paulo ao conteúdo do vaso revela sua autentica mensagem que era pregada entre os corintos.
Paulo afirma ser ele a carta lida entre eles, e declara que o conteúdo de vaso não era falsificado.
É bom pensamos um pouco sobre o contexto cultural que Paulo viveu com relação mensagem de Cristo.
Havia naquela época dois povos dentro do cristianismo: os cristãos udeus e o cristão gentios.
Na defesa de seu apostolado com certeza Paulo estava escrevendo a igreja judaica que possui muitas tradições que não observadas pelos gentios. O legalismo judaico em parte foi uma barreira para evangelho como vemos no primeiro concilio de Jerusalém Atos 15

2. Um conteúdo que rejeitava coisas falsificadas
Paulo apela para esse conteúdo, levando em conta os companheiros de ministério que também eram fieis palavra de Cristo.
O conteúdo desses vasos que era a mensagem salvadora a qual Paulo e seus amigos pregavam, não eram falsificadas, mas genuinamente pura.
Quem carta Paulo escreveria a igreja do século XXI? Onde o evangelho de Cristo se molda ao estilo do pregador. Como nós podemos ver que, em um mesmo ministério temos varias formas de ensino e diversas maneiras de entendermos os ensinos. Isso tudo porque é pregado o evangelho ao gosto dos ouvintes, e não como é verdadeira palavra de Deus.
Paulo primava para essa grandes verdades

3. Um conteúdo de coisas espirituais transparente.
Quando vemos Paulo afirmando que pregava algo revelado, a palavra de Deus, a verdade do evangelho, as boas novas que os seus opositores não aceitavam, alegando que Paulo estava distorcendo, entendemos então, que, Paulo estava sendo acusado pelos Judeus e não pelos gentios.
Afirmou Paulo, que o deus que operava naquela ocasião tinha cegado o entendimento do povo, por isso a mensagem de Paulo não era vista como verdadeira. A cegueira espiritual a que Paulo refere, impediam de ver a luz do evangelho.
O evangelho de Paulo combatia o pecado dos cristãos de Corinto, a mensagem da cruz mostrava os seus pecados, por isso eram fortes opositores de Paulo. Em Jo 1.5 “ A luz resplandeceu nas trevas, e as trevas não o compreenderam”. As trevas neste texto refere-se as pessoas que rejeitaram a mensagem da cruz, tanto quantos o corintos que rejeitavam a mensagem de Paulo.
Paulo no entanto declarou sem temor que pregava algo revelado, e não mera letra mortas de filosofia e tradições.

II. PAULO EXPÕE A FRAGILIDADE DO VASO
1. A metáfora do vaso de barro.
Um vaso de barro não possui muita aparência, mas em todos os lugares encontramos um vaso.
Com toda fragilidade que o vaso de barro tem, e ainda é mais comprado para uso domestico, por que ele é fácil de substituir.
A lição deixada neste texto é que a excelência e gloria desse vaso não era dele própria, mas para aquele o enchia ( A Palavra).
Nas fraquezas de Paulo, ao ponto de se considerar que o peso da morte passava sobre, agora se gloriava por se um vaso portador da genuína palavra do evangelho.
Nestes últimos dias, Deus não está em busca de super homem, nem em busca de letrados, intelectuais da teologia, mas está em busca de vasos que embora frágeis ele possa usar.
Deus busca nesse ultimo instante da Igreja na terra, vaso fracos, mas não vasos fracassados. Paulo era um vaso fraco quando comparado ao vaso de barro, mas não era ele um vaso quebrado, fracassado ou sufocado pelas coisas desta vida.

Todo sofrimento de Paulo, por mais horrível que foram, nada o fez sucumbi , levando em conta o sofrimento de Cristo na Cruz do calvário para nos garantir a tão grande salvação a esses vasos frágeis que somos nós, que na esperança da vida introduz em a força motriz que manter acessa a chama da esperança que contem nessa frágil vaso.

O desafio de Paulo para enfrentar até mesmo a morte se preciso fosse, quanto a ele como vaso, valorizava os ideais da salvação para os corinto em face da sua pessoa (vaso) ao ponto de afirma: De maneira que em nós opera a morte, mas em vós, ávida ( 2 Co 4.12).

III. PAULO FALA DA GLORIFICAÇÃO FINAL DESSE VASO DE BARRO.

A esperança que dominava o coração de Paulo deve também ser a nossa esperança. Quando Jesus voltar, esse vaso frágil se revestira da gloria. Esse vaso mortal, se revestirá da imortalidade e seremos glorificado para estarmos para sempre com o Senhor. O mistério glorioso, aleluia.

Devemos levar em conta que o sofrimento por buscarmos aqueles que estão distanciado dos caminhos do Senhor, ou aqueles que ainda não se agregaram a esse aprisco, não se comparará com o glorioso futuro que nos espera, pois temos a certeza da ressurreição.

Não posso concordar com um evangelho entre quatro paredes, onde assistimos os cultos todos finais de semanas e voltamos para casa, e graças a Deus que já cumprimos com o nosso dever religioso.
Paulo se entregou em favor do evangelho, ao ponto de dizer que a vida que agora vivia, não vivia mais ele, mas Cristo que vivia por ele.

Precisamos compreender que a nosso momentâneo sofrimento por causa do evangelho não se compara com a gloria que nos espera.

Muitos ministros do evangelho não estão preocupados com igreja que está sob sua responsabilidade. Estão sim preocupados com sua vida secular. O ministério passou de um chamado para uma profissão.

CONCLUSÃO
Deus está nesses últimos dias em busca de vasos. Talvez você meu amado leitor que ao acessar esse blog encontrou está aula, quero lhe fazer uma pergunta: que tipo de vasos somos?
Será que em nós está o tesouro genuíno do evangelho, ou estamos nos acostumando com um evangelho ao gosto do povo e até dizendo que, o que não fere a consciência não é pecado.
Que Vaso somos de Odre ou de Cristal.

Segue abaixa um pequeno esboço


QUE VASO SOMOS
Rm 9.20-21

INTRODUÇÃO
Entre os hebreus o vaso tinha uma grande importância tanto como utensílios doméstico como nos sacrifícios dos quais vamos destacar apenas alguns deles:
1 - Vasos de Barro
2 - Vasos de Metal
3 - Panela para cozer
4 - Bacia para lavar

I - TIPOS DE VASOS
1 - Cheres -Vaso usado para cozer qualquer tipo de alimento - Ez. 4.9-13 " Fala da cevada sendo cozido juntamente com esterco humanos que era o pão imundo para a nação de Israel, para onde eles seriam lançados"

2 - Dudo - Utensílio de cozinha
3 - Saph - Ex. 12.22 - Era usado para receber sangue para untar.
4 - Kiyyor - Ex. 30.18 - Era para lavar
Esses dois últimos eram usados nos rituais religiosos
5 -Odre - Usado para guardar óleo ou vinho era refratado porém não podia ser gretado.
6 - Vaso de cristal - frágil sensível, quebra fácil, não resiste o louvor.

II - APLICAÇÃO
1 -Existe 200 tipos de barro, somente oito serve para ser vaso:
a - A busca na mineração
b - A Igreja
c - Curtindo o barro
d - Amassando o barro
e - Colocando resto de cerâmica e palha moída

III - VASO DE CRISTAL
a - Melindroso
b - Só tem aparência
c - Não tem resistência.

CONLCUSÃO
É momento de fazermos uma reflexão para vermos que tipo de vaso somo, um vaso de honra ou desonra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário