domingo, 9 de agosto de 2009

ELIMINANDO EVETUAIS PROBLEMAS NA ESCOLA DOMINICAL

Apresentação

Ao Longo da minha caminhada eclesiástica, marcado pelo ministério do ensino, tenho observado inúmeras prática não cabível para um departamento tão importante como é a Escola Dominical.
Com o crescimento do conhecimento humanos nas mais diversas áreas, cabe a nós ministros e mestres ou ensinadores e educadores cristão mantermo-nos atualizados, e sempre em busca incansável de recursos didáticos e pedagógicos, para melhor servir o nosso público evangélico.
Pensando nisso e a convite de um amigo obreiro, para ministramos um ensino ao corpos docente da Escola dominical de sua Igreja, realizado no dia 25 de Junho de 2006, tomamos a liberdade de escrever esse assunto
Portanto, “eliminando eventuais problema na Escola Dominical”, é mais que uma necessidade, é dever nosso.


Agradecimento

Agradecemos ao Ev. Lourival de Assis, abnegado servo do Senhor, amigo e companheiro incansável, mestre e conselheiro em muitas horas, pelo apoio que nós tem dado ao longo de aproximadamente três anos que estamos ministrando o “Ensinai” - Curso Ministerial Teológico, que já tem a sua primeira turma formada por nós no ano 2005.
Ao irmão Lourival, os meus apreços de elevada estima e préstimo. Esperamos ainda, contarmos muito com seu apoio num tempo considerado trabalhoso, onde poucos procuram investir em colega de ministério, tal vez sua pessoa seja uma exceção.

“Os que não formam obreiros, nunca terão sucessores; Se não terão sucessores, seus nomes serão apagados da história, deles ninguém se lembrarão”.


Recomendação


Os assuntos aqui tratados, são mais experiências pessoas vivida, e também fruto de pesquisa feita com colegas de ministério, portanto qualquer critica deverá ser endereça ao autor pelo seguintes endereços:

Pb Jaime Bergamim
Fones: xxx (41) 3663.1017 – Cel xxx (41) 9668.4693

E-mails:
Jaime@novagne.Com.br ( comercial )
pbjaimebergamim@ibest.com.br

Sua critica nos ajudará em próximas matérias a serem escritas.
Participe, de sua sugestão, colabores.




PREPRAÇÃO DE SUPERINTENDENTES E PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL

I – SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

1 – Função do superintendente
- Averigua a atuação dos professores na classe.
- Averiguar o desempenho do professor.
- Estimular o professor iniciante.
a. Orientar o professor antigo, a não intimidar o professor iniciante.
b. Orientar o professor antigo a se comportar frente ao professor iniciante.
c. Preparar outros novos professores.
É lamentável que a maioria dos superintendentes de nossas Escolas Dominicais, não possui o mínimo de conhecimento nesta Área.
Um grande problema de nossos ministro é usar nepotismo, ou preferência para determinados cargos na igreja. Quanto vezes, pessoas bem preparadas ficam a mercê do ministério, quando poderiam ser usado o seu potencial. É preciso revermos essas situação em muitos casos.
Atuo na área do ensino da escola dominical e cursos Teológico a muito tempo, e tenho acompanhado essas negligencias.
O superintendente da Escola Dominical, precisa ser uma pessoa bem preparada para desenvolver com habilidade a função a ele conferido. Porém existe igrejas de bom portes com membros de cultura secular até boa, que tem na frente da escola superintendente desqualificado para tal cargo.

d. Apresentar relatórios mensal e trimestral ao pastor.
O superintendente deve manter o pastor informado do andamento da Escola, apresentando os resultados positivos, ou mesmo negativo, para contar sempre com ajuda e orientação do pastor.
e. Auxiliar o professor na suas necessidades pedagógica, se possível saná-las.
Você superintendente tem essa qualidade, o que você tem feito para melhorar o quadro de professor da sua igreja?

2 – Comportamento do superintendente

a. Verificar se os professores não estão bombardeando a classe com temas de usos e costumes.
Isso sempre acontece com professor despreparado, e principalmente aquele que pouco sabe de costumes culturais a luz da Bíblia.
b. Como se comporta o professor mais antigo em relação professor iniciante.
1. Medo do iniciante estar sobressaindo.
Essa é uma questão muito séria. Não basta ser um bom teólogo se nunca teve oportunidade para ensinar.
Pela misericórdia de Deus já tenho alguns filhos no ministério. Um deles hoje é pastor no campo missionário na Argentina, dois outros são pastores no interior do Paraná, nem por isso me sinto diminuído. Deus chama servos para trabalhar como rei.

2. Professor do sexo oposto – Discriminação ou machismo.
Existe alguém que não aceita irmã para ensinar a uma classe
de homens. Já trabalhei ao lado de uma irmã que é uma exime professora, e sempre nos acertemos bem.

3. Respeitar o professor mais jovem, se for o caso.
- Os mais velhos precisam aceitar a idéia do mais novos.
Os mais novos estão cheios de idéias, tem um ministério inteiro pela frente. Todas as idéias são bem vindas, e as melhores serão escolhidas.
f. Os mais novos precisam aceitar a experiência dos mais velhos.
As idéia surgem, mas as vezes falta a experiência para saber como por em prática. Isso acontece em todos os seguimentos da vida.

3 – Compromisso do superintendente frente a Escola Dominical

c. Manter-se sempre atualizado:
a. Participar de Seminários e simpósios – caso contrario, ele será cada dia , menos superintendente.
b. A falta de atualização do superintende compromete o crescimento da Escola Dominical, e também do corpo docente da mesma.
c. A falta de atualização do superintendente desmotiva o corpo docente da Escola Dominical.
d. Ele deve ser o primeiro a buscar recursos para atualização do corpo docente da Escola , não apenas enviando, mas indo junto.
Quando eu morava no interior do Paraná, tínhamos dificuldades para buscar conhecimentos através de cursos, a internet não era moda. Nesse tempo aos meu vinte anos de idade já superintendia a Escola Dominical, mas quantas vezes busquei recurso em apostila e livros emprestado, pois não tínhamos condições de comprar.
Hoje temos as mais diversas fontes de recurso, e as vezes temos até uma mini biblioteca em casa, no entanto temos mais superintendente despreparados. É lamentável e vergonhoso, mas é uma realidade, querem crescer a custa do nada. Tudo na vida tem um preço, e quase sempre é caro.
Como dissemos, muitas vezes é porque é amigo do dirigente ou pastor da igreja. Muito cuidado, essa amizade pode levá-lo ao fracasso mais tarde. Crie você mesmo base, não suba de elevador, conte os lances da escada e veras como é sublime as gotas de suor que ficaram pelo caminho da subida. Chegue ao topo , aviste a terra e entre nela.


II – PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

1 – Função do professor
d. Ministrar com conhecimento e sabedoria:
a. A Aula é um momento de transição organizada.
Não são poucos os professores que agem desorganizadamente frente a sua classe.
b. O aluno não consegue absorve o ensinamento de forma desorganizada.
Só existe dois motivos para o aluno não participar da aula: O professor é desorganizados no transmitir o ensino, ou não sabe o que está ensinado.
c. Conheça detalhes de cada ponto da lição a ser ensinado.
Fazer uma mexida inteira da lição e jogar para a classe, é a forma mais fácil de lecionar, mas não é o método pedagógico de ensino, e não são poucos os professores que fazem isso.
d. Vá alem da lição.
Mas não muito, devido o tempo que dispomos para o ensino.
e. Pesquise e descubra coisas novas para seus alunos.
A lição é um manual, e não apenas um texto para ser lido. Busque, descubra o que o escritor quis dizer. Veja os significados das palavras, até mesmo nos seus originais o que ela quer dizer. Nós temos três palavras enigmática que muitos professores despreparados se arrebentam com elas, as quais são: Amor, inferno e céu. O que essas palavra dizem no originais, muitas vezes não tem nada a ver com o texto que estamos ensinado.

f. Organize o tempo.
Tem professor que só ensina um ponto da lição. Ele revela duas coisas: Falta de preparação da aula, ou não conhece os demais pontos.
g. Nenhum Professor é obrigado saber tudo, mas pelo menos o conteúdo mais importante da lição.
Seja humilde, consulte colega de ministério. Já alimentei algumas pessoas com material de Escola Dominical. Recentemente fui abordado por um professor que ia ministrar para os professores no sábado. Porem, isso, exige humildade da parte do ministro para aprender. Já liguei muitas vezes para colega de ministério antes de me apresentar a frente de uma sala de aula, ou até mesmo do púlpito para pregar. Nunca julgue saber tudo, quando está mandando o povo com fome para casa. Vezes o telefone toca e você atender é um irmão que ficou com fome do assunto ensinado por um professor que não o satisfez.

e. Expor o assunto ou tema proposto para aquela ocasião.
a. O professor não deve desviar o assunto ou tema, substituindo por outro qualquer. Se é sexualidade fale sobre ele. Se é Casamento ou família da mesma forma.
b. Quando o professor substitui o tema, deixa a impressão que não conhece o assunto a ser ensinado.

2 – Comportamento do professor:
f. Público alvo
1. A que grupo de pessoa vou falar.
Cuidado, sua classe não é de adolescentes, então respeite-os como adultos. Para cada faixa etária existe uma maneira de ensinar.
2. Como tornar mais dinâmica a minha aula.
Não fique plantado em enfrente os alunos, movimente –se de
um lado para outro. Desperte o interesse de seus alunos. Seja
espiritual quando o assunto for propicio.
3. Como melhor aproveitar o tempo que disponho.
a. Nunca use ilustração além do necessário.
Ilustrações são como janelas em edifícios. Se for muitas compromete a estrutura do mesmo. Assim, muitas ilustrações pode comprometer o objetivo da lição. Seja sábio, usa-as no momento certo.
c. Evite muitas experiências pessoais, mas use sempre quando for necessário, pois elas podem transmitir confiança aos que ouvem.
d. Experiências são boas, mas quando enquadra dentro do assunto.
Não use experiências conjugais, quando o assunto é batismo com Espírito Santo.

3 – Compromisso do professor frente a Escola Dominical
- Estar sempre preparado
a. Preparação geral:
O professor deve ser um estudante continuo – I Tm 4.13 – Paulo fala a Timóteo “Persiste em Ler”

b. Preparação específica
É a preparação da própria lição do domingo ou dia que vai ser ensinada a Escola Dominical. Se possível, faça um esboço ou resumo a parte para ser seguido durante a aula.
c. Ler todo o conteúdo:
Repassar a lição resumindo o assunto de cada ponto a ser ensinado, conforme citado no item anterior.

d. Preparação pessoal
- O professor não deve comparece diante da classe simplesmente para despejar conhecimento.
- Como servo de Deus, ele comparece para transmitir conselho.


III – O PROFESSOR ALUNO

1 – Dificuldade para aceitar que alguém sabe mais que eu.
É muito comum sempre termos alguém iniciando o ministério do ensino em nossas igrejas. Como deve se comportar o professor experiente frente a um professor iniciante.
a. Procure deixar que ele desenvolva sua aula naturalmente, sem inibi-lo.
b. Evite mostrar que sabe mais que ele.
c. Ajude-o quando for necessário, mas nunca tome frente da sua aula.
d. Nesse momento você é aluno, e não mestre. Caso contrario, você poderá frustrar e comprometer o ministério de ensino do futuro professor.

2 – Comprometimento ético e hierárquico.
a. O professor aluno, deve manter a ética e respeito pelo seu colega de ministério, evitando discussão de temas polêmicos, ou perguntas para testar o professor em exercício.
b. É constrangedor, e anti-ético e hierárquico, colocar em apuro o professor, fazendo pergunta que você mesmo deveria responder.
e. Entre no assunto quando for convidado, ou lhe der a oportunidade.

3 – Exibição de conhecimento:
Faça isso na aula que você estiver ensinando, o que não é recomendado a um bom professor, uma vez que não se deve exibir, mas ensinar com firmeza, inteireza e sabedoria para o crescimento espiritual da classe.
É reprovável a quem quer que seja atitude de exibicionismo. Lc 24.29-32 - “As nossas palavras ungidas pelo Espírito Santo”, devem arder nos corações de nossos alunos, e leva-los do eventual desânimo a uma vida autêntica de fé e confiança no Senhor Jesus, o que nenhuma exibição de mero conhecimento é capaz de fazer. Pense nisso.

IV – COMO E QUANDO EXCLUIR UM ALUNO DA FICHA DE CHAMDA DA ESCOLA DOMINICAL.

1 – Passo a passo
Estamos sempre fazendo campanha para matricular novos alunos na EBD, o que é um trabalho árduo, tanto do pastor como da superintendência. O pastor faz campanha todo domingo e matricula um certo numero, no domingo seguinte a superintendência elimina o dobro da ficha de chamada.
Alguns pontos a considerar
Antes de excluir qualquer aluno da EBD, é necessário que tome alguns cuidados:
a. Envie a equipe de visita da EBD, ou mesmo convide
alguns alunos para realizar tal visita.
b. Verifique se o mesmo está em uma classe compatível com a sua
idade. Ex: Temos algumas pessoas com certa idade que são alunos na
classe de jovem. Entendemos que não há nenhum erro, mas quase
sempre inibi o aluno jovem, quando isso, não torna motivo de
zombaria.
Outra coisa interessante é a maturidade do aluno. Tem alunos adolescentes que já fazem curso de Teologia na sua igreja, e o seu professor infelizmente não está preparado a altura dele, o que gera desinteresse pelo ensino que é inferior ao seu conhecimento. O que fazer? É preciso muita prudência por parte do superintendente, e conhecimento de certas áreas de psicologia, para não criar espírito critico ou grau de superioridade no aluno. Vejamos que, tudo que o aluno quer é aprender. O ensino fundamental está investindo na pedagogia para preparar professores para trabalhar com aluno subdesenvolvido, e em alguns lugares já existe classe separadas para tais alunos. A maioria de nossas igrejas não possuem espaço físico para lidar com essa situação. Então como fazer? Isso fica a critério de cada corpo docente como resolver. Tenho minha idéia particular, porem não vou expor em escrito, estaremos sugerindo em sala de aula com orientações complementares.

c. Como eliminar o aluno da chamada da EBD por faltas:
Não existe um método básico para isso, até porque, temos que levar
em consideração a lei do amor, e principalmente quando a revista da
EBD e paga pelo aluno. Até os colégios particular evitam reprovar
alunos que os pais pagam suas mensalidades, e porque não falar dos
respaldos que a lei juridicamente dá para evitar a repetência. Estamos anexando a essa apostila algumas respostas que recebemos referente uma pesquisa que fizemos no portal da Escola Dominical – Sala dos professores setor de pedagogia no www.escoladomincal.com.br, entre elas a do Dr. Caramuro Afonso Francisco, comentarista das lições de dicas semanal que auxilia os professores. Veja o que ele disse:
Seja paciente, a exclusão do aluno deve se dar única e tão somente depois que lhe for feita um visita e ficar demonstrado claramente que o aluno não deseja mais ser aluno da EBD. Assim, o ideal é que , terminando o trimestre, verifique que o aluno está faltoso ou ausente, seja durante o trimestre seguinte, contactando insistentemente para que volte a freqüentar a EBD, usando todos os meios possíveis para que volte a freqüentá-la. Se mantido a ausência total durante o trimestre, ai, sim, no trimestre seguinte, deve ser retirado da relação dos alunos. Sempre que houver pedido de rematrícula, ele deve ser imediatamente feito. A EBD deve evitar alterar sua relação de alunos durante o trimestre, em termo de exclusão, somente fazendo para inclusão. A voluntariedade da presença é uma das pedras de toque da EBD, e não podemos ficar fazendo exclusão durante o trimestre (veja o anexo, além desses outros comentários). Portanto, o máximo de cuidado deve se tomado para evitar exclusão, devemos respeitar a individualidade do aluno, pois nem sempre sua atitude e voluntária, precisamos analisar cada caso individualmente, levando em consideração a ética, a moral, o sentimento, e acima de tudo espírito amoroso que todo bom superintendente e professor da EBD deve conhecer em abundancia.

CONCLUSÃO

Queridos irmãos, superintendentes e professores, alertamos a todos para atentar para aquilo que é mais importante no nosso ministério: “Zelos” , (Procure o dom que há em ti e zele por ele) . I Pe. 4.10 “Cada um administre aos outros o como recebeste, como bom despenseiros da multiforme graça de Deus. Maldito o homem que faz a obra relachadamente. Se você não se enquadra no perfil do que estudamos, é bom que comece se preparar, caso contrario coloque seu cargo a disposição do ministério local, pois não estas apto para fazer a boa obra.
Nosso interesse, aqui, não é mostrar que somos dono da verdade, mas ajudá-los com a nossa experiência e conhecimento adquirido ao longo do ministério de ensino que Deus tem nos dado,e aquilo que adquirimos nos bancos de escolas teológicas procuramos repassar de forma simples e humildade, sem espírito de prepotência ou de sabe tudo.

Pb. Jaime Bergamim
Colombo – Paraná – Brasil

Anexo da pesquisa feita
Escoladominical - Sala dos Professores
COMENTÁRIO(S)
Autor Pergunta

Jaime bergamim
09/10/2006
freqüência da escola dominical
________________________________________
gostaria de saber dos senhores pedagogos e orientadores educacional; com quantas ausência sem justificativa dentro do trimestre, se pode excluir o aluno da folha de freqüência. - se pode fazer isso antes do encerramento do trimestre ou - se o aluno for realmente exclcuilo da folha de freqüência, e logo em seguindo o mesmo pedir sua rematrícula poderá ser feito antes do inicio do trimestre seguinte. - em fim, como lidar com uma situação assim. Jaime bergamim

Autor Resposta

Antonio pires da Silveira Souza
09/10/2006
querido, a paz do senhor. aqui em minas, não usamos excluir alunos faltoso, mas segundo nos ensina a palavra de deus em i Ts. 5 - 12, usamos visitar ao aluno e ajudá-lo, se tiver algum problema pessoal para que ele possa voltar a freqüentar a EBD freqüentemente. abraços

Célio Roberto
09/10/2006
não exclua o aluno, mas faça uma visita o e traga de volta a sala de aula.


Tome da Silva Oliveira
09/10/2006
caro irmão, na igreja que freqüento e sou pela misericórdia de deus, professor, usamos o seguinte critério: - o aluno que tiver mais de 50% de falta no trimestre, não matriculamos ele no próximo trimestre; - caso ele venha a freqüentar as aulas no trimestre seguinte ele entra como visitante, e neste trimestre observamos a sua freqüência, caso seja boa, então voltamos a rematriculá-lo no trimestre seguinte. - temos também uma preocupação, pois quando o aluno começa a faltar muito então designamos uma comissão de alunos para visitá-lo e animá-lo a voltar a freqüentar as aulas da escola dominical. - o corte do aluno é somente em caso extremo com mais de 50% de falta. outra coisa que usamos em nossa igreja é que cada aluno recebi a sua revista de graça, pois as ofertas são suficiente para as revista do trimestre da igreja. devemos ter sempre em mente que o aluno é peça prioritária na escola. que deus te abençoe e te oriente melhor.

Caramuru Afonso Francisco
10/10/2006
querido, seja paciente. a exclusão do aluno da freqüência deve se dar única e tão somente depois que lhe for feita uma visita e ficar demonstrado claramente que o aluno não deseja mais ser aluno da EBD. assim, o ideal é que, terminado o trimestre, verificado que o aluno está faltoso ou ausente, seja, durante o trimestre seguinte, contactado insistentemente para que volte a freqüentar a EBD, usados todos os meios possíveis para que volte a freqüentá-la. se mantida a ausência total durante este trimestre, aí, sim, no trimestre seguinte, deve ser retirado da relação dos alunos. sempre que houver pedido de rematrícula, ele deve ser imediatamente feito. a EBD deve evitar alterar sua relação de alunos durante o trimestre, em termos de exclusões, somente o fazendo para inclusões. a voluntariedade da presença é uma das pedras de toque da EBD e não podemos ficar fazendo exclusões durante o trimestre.


Pb. Jaime Bergamim
Prof da E B D – Templo Sede – Campina Grande do Sul – PR
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo

4 comentários:

  1. Paz do Senhor Pb. Jaime Bergamim, Sou superintendente, meu grande desafio na área de ensino é encontrar novos professores para este ministério de ensino. Os novos obreiros que surgem só querem pregar, quando nós fazemos um convite para assumir uma classe é mesmo que ofende-los, mim diga qual é a alternativa para mudar esse pensamento de novos obreiros.
    Sou membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cortês,PE, Servo como Diácono e Sou Superintendente do campo da minha cidade com mais de 25 Escolas.

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  2. visite no site: http://pbjaimebergamim.webnode.com.br

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  3. o professor a frente da classe a 5 anos e nesse tempo percebemos que a classe estava cansada de ouvir o professor o que fazer

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  4. o superintendente o que e possivel fazer em relacao a essa situacao

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