quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O CRENTE E AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO

O CRENTE E A BENÇÃOS DA SALVAÇÃO
I JO 3.6-10

INTRODUÇÃO

Do Lt. Salvatione e do Gr. Soteria – Livramento de um perigo iminente – Salvador – Lt. Salvatore e do Gr. Sotheros. Aquele que salva, que vem em socorro de outrem e o regata de perigo iminente.
Quando falamos em salvação, pensamos exatamente nesse livramento de perigo. Pensamos em alguém que veio em nosso socorro. Isso foi o que Jesus fez por nós na cruz quando diz: Pai está consumado.
Ao usar o termo pai (Lt. Pater) “Aquele que é social ou legalmente reconhecido como pai de determinado indivíduo” Assim Jesus estava afirma a sua identidade tanto espiritual como social. Sendo verdadeiro homem, como verdadeiro Deus.
Muitas coisas acontecem na vida do homem que recebe a Jesus como seu Salvador. Ele é salvo dos seus pecados, a salvação o livra da culpa e do poder do pecado. O crente fiel é salvo do juízo, da ira de Deus e da morte eterna. Ele entra em comunhão com Deus, recebe entrada na sua graça e torna-se cidadão do céu. Por ser salvo, ele tem no coração um lugar para o Espírito Santo agir em sua vida. A salvação dá ao homem uma viva esperança e direito a glória eterna e assim é salvo da ira de Deus.

I. POSIÇÃO DO CRENTE DIANTE DO PECADO
A nossa posição diante do pecador, é sermos servos obediente a Deus, pois todas as vezes que pecamos estamos transgredindo, desobedecendo à palavra de Deus.
A nossa posição deve ser de um portador do brilho de Cristo, e seu bom cheiro suave: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.
2 Coríntios 2:14

e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou
a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro
suave.
Efésios 5:2

1.1. Destruir as obras de Satanás
Satanás e o arquiinimigo do homem, ou seja, ele é o inimigo muito poderoso, mas não todo poderoso. A missão de Cristo foi desfazer toda a sua obra que começou com a sua rebelião e culminou com a tentação do homem no Éden, por onde o pecado entrou no mundo. No entanto, Deus deixou a promessa que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente, e assim desfaria toda a sua obra: (Gn. 3.15). Hó, bendita promessa.

1.2. A Morte de Jesus tornou possível viver em santidade
O viver em santidade significa romper com a pratica do pecado. Um viver separado das coisas do mundo, porem vivendo ainda no mundo.
A pratica do pecado separou o homem Deus. Logo, o homem ficou distante de um viver Santo. O pecado tirou a tranqüilidade do homem, pois fez dele um culpado. Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam as palavras angústia, aflição, lágrimas, etc. Porém, quando o homem caiu, foi obrigado a enfrentar tudo isso: (Rm 2:9)

1.3, Viver na pratica do pecado é incompatível com o ministério do Espírito Santo.
O ministério do Espírito é convencer o homem do pecado. Quando o homem chega ao conhecimento da verdade, o Espírito Santo implanta nele uma nova natureza. As pratica do velho é deixada para traz, e ele passa viver em novidade de vida:
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte;
para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do
Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Romanos 6:4
Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em
que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de
espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:6
Através do ministério do Espírito Santo nos somos transformado, até chegarmos à estatura do varão perfeito.
até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do
Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa
de Cristo,
Efésios 4:13

II. O CRENTE E SUA COMUNHÃO COM DEUS
A palavra comunhão do Gr. Koinonia – Lt. Comunicare, Ambos tem o mesmo significado: Comunicar. Relacionamento que o crente passa a ter com Deus mediante o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Torna uma relação tão estreita que o pecador arrependido começa receber um tratamento diferenciado que somente um filho pode receber.
À medida que vamos conhecendo a palavra de Deus, e sobre ela vamos moldando nossa vida vamos adquirindo comunhão com Deus.


2.1. Meditação na palavra.
Meditar é muito mais que ler a Bíblia, é entrar nos mistério que ela contem.
Entre os hindus, existe a meditação Transce-dental, introduzida no Oriente através de Maharishi Mahaeshi Yogi. Através dela, busca seus adeptos felicidade que, segundo acreditam, encontra-se no interior de cada um. Essa é um dos pivô, ou seja; base ou suporte da Nova Era.
Nós, porem, não acreditamos destas forma. Só conseguimos ser feliz quando aceitamos a Jesus, e a sua palavra passa a ser o alimento da alma, guardado em nosso coração;
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:1.
Assim, essa meditação esta na medida em que vamos estudando a Palavra Deus (Bíblia) o Espírito Santo vai trabalhando em nós. A única ferramenta que o Espírito Santo usa na vida do crente é a palavra Deus. Ele não o poder do talento, o poder da capacidade, Ele não usa a intelectualidade humana, mas unicamente a palavra.

2.2 Oração
Monólogo – Quer dizer, Cena em que um só ator representa, interpretando um personagem que fala ao público ou consigo mesmo:
Diálogo- significa Fala entre duas ou mais pessoas; conversação.
Quando estamos orando, estamos falando com Deus, estamos nos dirigindo a ele. Ela é indispensável à vida do cristão. É um meio de comunhão entre Deus e homem.
A oração não poder ser algo obrigatório, mas voluntario que se derrama diante de Deus;
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um
coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17

2.3. Jejum
Do Lt. Ieiunum – Abstinência total ou parcial de alimento durante certo período. No entanto o jejum Bíblico não pode ser visto como penitencia, mas um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus;
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que
apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável
a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12:1
Racional que dizer, com inteligência, pois Deus não recebe sacrifício de tolo.

2.3. Imitar o exemplo de quem teve comunhão com o céu
Por que orar?
Para não cairmos em tentação.
Já comentamos um pouco no tópico sobre oração. Mas ainda que podemos afirma que o crente deve orar em todo em, tempo. Orar sem cessar.
Toda oração deve ser feita me nome de Jesus. Somente Ele tem mérito diante de Deus.

III. A SALVAÇÃO NO HABILITA PARA O SERVIÇO CRISTÃO
A idéia de serviço aqui não é obrigações a ser prestada, mas um ato de gratidão pelos benefícios da salvação efetuado por Cristo. Antes éramos servo do mundo. Hoje servos de Cristo.

3.1. Nosso primeiro e maior exemplo
Cristo é o nosso maior exemplo: veio para servi, e não para ser servido. Nós, ao contrario, gastamos de ser servido.
Servir é um comprometimento cristão com a obra de Cristo. Quando servimos estamos ao mesmo tempo agradecendo a Deus. O nosso servir deve ser sempre de gratidão a Deus.
- Temos grandes exemplo na bíblia de pessoas que após receberem a salvação passaram a servi a Cristo de alguma forma:
Dorca – Servia as viúvas e outros necessitados.
Onésimo – que levou a segunda carta a Timóteo.

CONCLUSÃO
Nós cristão, devemos ter em mente que a benção da salvação deve fazer parte do nosso viver cristão. São as nossas praticas que vão demonstrar se estamos ou não vivendo debaixo de tão grande benção, que é apresentar ao mundo o brilho de Cristo através do nosso fazer cristão.

Tenham todos uma ótima aula.

Referencias Biográficas:
Dicionário da Bíblia John D. Davis - Hagnos - Juerp
Dicionário Teológico – Cpad
Bíblias de Estudos
Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário