sábado, 15 de agosto de 2009

LOUVOR OU ANESTESICO PSICOLOGICO

LOUVOR OU ANESTESICO PSICOLOGICO

Após analise de muitos cultos e varias igrejas, tomamos a liberdade de escrever esse artigo sobre o louvor no culto.
Alertamos nossos amados quanto à melodia que vem sendo exibido em nossas igrejas que já não são o verdadeiro louvor, mas sim uma melodia disfarçada de cristã para ganhar a simpatia de nossos amados e roubar o tempo da verdadeira adoração em nossas igrejas. Estão ocupando o tempo das mensagens bíblicas e até mesmo irmãos que deixam de contribuir com as ofertas devocionais para adquirir Cds de cantores que nada tem a oferecer de santidade ao público evangélico. Deus sempre habitou entre os louvores. Muitos personagem bíblicos após receberem as benção de Deus, louvaram a ele com melodia, instrumentos e danças.

A origem da Musica

1 - Ela é divina - Todo ser que emiti som produz uma melodia que em uma forma simples chamamos de música.
Todo ser Louva a Deus na sua originalidade
a - As aves louvam a Deus
b - Na selva está à melhor orquestra jamais imitada pelo homem

2 - Origem da música na bíblia - JUBAL: o sexto descendente de Caim, foi chamado o pai da música, dos que tocam Harpas e Flautas.
a - Miriã Conhecia o valor da musica, ao toque do tamborim ( pandeiro de Hoje), ela dançava diante do povo.

O que cantamos em nossos cultos

Os ministros de musica de nossas igrejas deveriam preocupar mais com os hinos que estamos cantando. As melodias em si são linda, belas com sentimento, mas não alimenta alma, pois são desprovidas de uma teologia cristã e empobrecidas de são doutrinas. Muitas melodias enaltecem o homem, mas não exalta a Deus a quem devemos dá Gloria
A musica e o louvor sempre fizeram parte do culto de adoração, desde os antigos tempos.

Moises Cantou – “Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque
sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”. Êx 15:1

Davi Cantou – “E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e
das mãos de Saul”.2 Sm 22:1

Miriã cantou: “ Ex. 15. 20 – 22 Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. - 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. -22 Depois, fez Moisés partir os israelitas do mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto e não acharam
água.

Por que catamos:
O louvor é uma homenagem prestada a Deus, em gratidão pelos seus benefícios em forma de cântico
Sl. 116.12 “Que darei ao Senhor por todos os seu benefícios que me tem feito”.
Sl.116.19 – “Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém, louvai ao Senhor”.
O louvor é a expressão da alma (ex. de Maria)
É da alma que sai o sentimento de adoração a Deus e com o espírito glorificamos a Deus.
Lc. 1.46 “E disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor”.
Lc 1.47 “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
O Louvor em si, é um sacrifício que adora a Deus.
Hb 13.15 “Portanto ofereçamos sempre por ele (ele com letra minúscula refere-se a Jesus) a Deus sacrifício de louvor, isto é, fruto dos lábios que confessa o Seu nome”.

O louvor exprime alegria

Zacarias:
Lc 1.64 –Soltou a língua, falava e louvava a Deus.
Os pastores
Lc. 2.20 – “Voltaram louvando e glorificando a Deus

Efeito do louvor
Ele é o quebrantamento da alma.
Produz sentimento de espírito.
O Louvor move o coração de Deus.
Quando Josafá pergunta se não havia profeta de Deus em Israel. Responderam : Está aqui Eliseu II Rs3.11.
Chamaram Eliseu, e veja o que ele pediu para receber a mensagem de Deus: “Ora pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio poder de Deus sobre Eliseu”. II Rs 3.15.

O louvor prepara a alma para receber a palavra de Deus. Se você não canta, você na sente a gloria e culto perde seu valor.
O louvor glorifica a Deus. O louvor adentra o trono de Deus, pois no céu há e haverá um eterno louvor em adoração ao altíssimo. Mas, será que hoje em pleno século XXI, ainda se canta dessa forma? Eis a grande questão.
O louvor deixou de ser genuinamente para adoração e passou a ser arte secular com fins lucrativos. O que é, e deveria continuar sendo para nos cultos, passou a ser objeto de negocio e promoção à fama.
Alguns cantores da atualidade promovem Shows em estádios, teatros, ginásios de esporte e cobram entrada. Por que cantam? Em nenhum lugar da bíblia vemos Jesus ou seus discípulos promovendo eventos tais como acontece no século XXI em nosso meio. Jesus atraia a multidão com palavra de vida eterna. Deixou-nos a recomendação: “de graça recebestes, de graça daí”. Mt 10:8.
Paulo, o maior missionário da igreja primitiva nunca se valeu de oportunidade em seu ministério. Cantou na prisão juntamente com Silas, e as portas do cárcere se abriram. Por isso, e assim, que devemos louvor.
Se o nosso louvor não causar mudança em nossos ouvintes, logo então, precisamos rever conceitos.
Por que cantamos? Cantar ou louvar não pode ser uma distração inocente, um fazer de conta, ou alegrar multidões. Cantar deve atingir o crisol da alma e o recôndito seleto do espírito do homem sem Deus.

A musica corrompida e o louvor que não e feito a Deus

Hoje a música foi transformada e corrompida.
- Satanás sabe do valor musica para a alma.
- Os maiores cantores de roque saíram de Igrejas evangélicas
- Muitos cantores em nosso país são filhos de pais evangélicos.
- A corrupção musical pode levar o homem ao suicídio
- a Musica está tão corrompida que muitos cantores fazem pedidos aos orixás para iluminar suas músicas, para ganharem fama na carreira profissional.
- Nos terreiros de umbanda, os espíritos demoníacos são invocados ao som da tímba e do atabaque

Permita me dizer; a musica ou o louvor que não agrada a igreja, também não vai agradar a Deus, é uma afronta a ele.

O louvor deve abrir o coração do pecador, não anestesiá-lo psicologicamente.

O que é anestésico psicológico? É aquilo que satisfaz só no momento, mas passando o efeito fica a lacuna, um vazio ainda maior. Exemplo das pessoas viciadas; fumam para satisfazer por um momento, bebem para esquecer por um instante, injetam drogas para terem viagens imaginaria e muitos outros exemplos. O que quero dizer com isso: Muitos vêm a nossa igreja somente para ouvir cantores. Alegram-se, choram e até decidem por Jesus naquele momento, mas logo que sai da porta da igreja, voltam às velhas praticas porque o louvor que ouvir não preencheu a lacuna da alma.
Outra forma de anestesio psicológico são os hinos que são entoados minutos antes de passarmos a ouvir a mensagem. Por que isso? Parecem que se não cantamos aqueles hinos sentimentais que mexem mais com a emoção do que nos traz unção, a pregação vai ficar vazia. Isso deixa o povo viciados em certos hinos que se tornam costumeiro. Se não os cantamos eles a pregação não atingira o auge, Muito cuidado, pois alguns crentes já estão viciados nesse tipo de louvor.

O que falarmos da letra do hino.

Tem um hino que me preocupa muito quando cantamos em nossos cultos. Ele diz mais ou menos assim: “Você não precisa saber como orar, você só precisa saber como . . . .Jesus”. Como não precisamos saber como orar, se o próprio Senhor Jesus ensinou seus discípulos a orar.
Há letras que são apenas lindas, mas não possui conotação teológica. É por isso que os tradicionais têm grande zelo pelos hinos que cantam. Seleciona-os e passam pelo clivo da aprovação do mestre da musica, antes de irem ao publico cristão.
Precisamos voltar aos marcos antigo, e a usar mais nosso hinário oficial em nossos cultos de adoração, como o Cantor Cristão, Coro Sagro e Harpa Cristã. Eles foram escritos por homens inspirados, cheios do Espírito Santos. Hinos que nunca ficarão velhos; são novos em todos os cultos que cantamos e louvamos a Deus. Esses hinos saíram até mesmo dos corais das igrejas para dar lugar a hinos de conjuntos, e pior de tudo acompanhado pelo play Bach. Costumo chamar esse tipo de louvor, como sendo louvor eletrônico que parece mais o som do Play Bach do que as vozes que louvam a Deus. Não estou afirmando que um Órgão tocando uma musica suave é sinal de espiritualidade, não, não isso. Também não é gosto próprio, mas sim, zelo pela causa do mestre. Como diz o Salmista: Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Sl. 69:9.
A hinos que se tirarmos o Play Bach, a letra fica vazia e sem vida, perde o brilho e significado. Por que? Porque são letra mortas alimentadas apenas pelo instrumental. Que culto é esse nosso? Isso me preocupa.

Substituindo o culto de pregação pelo chamado culto de celebração

Em algumas igrejas não tem mais mensagem – pregação da palavra, o chamado culto de celebração substituiu a pregação genuína da mensagem cristocêntrica. Assim, em vez de igreja alicerçadas na rocha, temos castelos construindo sobre areia. São igrejas com grande movimentação de pessoas, mas frágeis na fé e na sã doutrina levado por ventos como afirma o apostolo Paulo:
São fácil aos ventos doutrinas para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que,
com astúcia, enganam fraudulosamente. Ef 4:14
O louvor nunca deve sair de nossos cultos, mas, nunca deve substituir a mensagem do evangelho que salva, cura e batiza com Espírito Santo.
Esse tipo de culto atraem a juventude, mas afugenta os mais conservadores. Formam igrejas inchadas, mas não igrejas com crescimento solido e permanente, porque quem assistem são vulneráveis e estão sempre em busca de coisas novas, e como já falei do anestésico psicológico, seu efeito passa e o vazio continuo. A busca por satisfação intensifica ainda mais. Aquela igreja não serve, perdeu o significado, seus louvores tornaram velhos e cansativos. Então, precisa de algo mais forte, tal como o rock ou outra musica contemporânea. E, assim, mudam constantemente de igreja para igreja como beduínos no deserto desta vida em busca de fontes seladas e mananciais fechado:
Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial
fechado, fonte selada. Ct. 4:12
Precisamos de verdadeiros mananciais de águas vivas, em vez de ficarmos cavando cisternas rotas.
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o
manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas,
que não retêm as águas. Jr 2:13

Louvor ou anestésico psicológico:

Eis ai o grande desafio para pensarmos. O que cantamos, porque cantamos e o efeito do que cantamos. Não deixe que o louvor no culto se transforme em distração inocente.
Cante louve, exalte a Cristo. Enaltece seu nome, de a Ele gloria. Porem, faça tudo dentro de acordo com a palavra de Deus.
Pense nisso, é serio.

Observação:
De sua opinião. Faça sua apologia. Use o E-mail abaixo:
pbjaimebergamim@ibest.com.br
Contato – fones: (xxx) – 41 – 3037.7894 – Cel. 9668.4693

Nenhum comentário:

Postar um comentário